Iniciativa está sendo estudada pela Prefeitura de Macaé e Inea
O Parque Municipal do Atalaia, em Macaé, poderá ganhar um borboletário. Um estudo técnico está em andamento para viabilizar a construção de um corredor de atrativos no local. No sábado (7), o parque recebeu a visita do superintendente Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Ronaldo Paes Leme, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna. A proposta é implementar uma estrutura voltada para que o público possa conhecer melhor o universo das borboletas com detalhes sobre seu ciclo de vida.
“O Parque Municipal Atalaia, por exemplo, durante muitos anos foi o responsável pelo abastecimento de Macaé. Temos muitas ações para executar no espaço, como as políticas de Unidades de Conservação. O borboletário só deve agregar o circuito de atrativos”, observa Luna.
Os borboletários são um tipo de zoológico exclusivo para a criação de diversas espécies de borboletas e suas fases de vida. (ovo, lagarta, pupa e adulto). No local, podem ser vistas borboletas voando dentro de estruturas semelhantes a casas de vegetação agrícola, enquanto as formas jovens são criadas em salas separadas. O conhecimento na criação de borboletas tem contribuído para reduzir o risco de extinção de espécies desse grupo, não somente pela aplicação de técnicas de manejo, mas também pelo fato de sensibilizar quanto ao contato com animais tão belos e, ao mesmo tempo, tão frágeis.
O local é reconhecido por ser um dos paraísos naturais da região e fica localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé. A área possui 235 hectares – 75% de mata fechada – e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no estado do Rio de Janeiro. Conta com trilhas que levam a paraísos perdidos, como a Cachoeira da Fortuna, o Parque Municipal Atalaia recebe pesquisadores, estudantes e visitantes que apreciam sua reserva natural. E por ser um dos primeiros mananciais de Macaé e atrair um público expressivo a área do Parque foi reestruturada e recebeu uma carroça que vai retratar o período de abastecimento de água potável e a comercialização.
O Parque Municipal Atalaia dispõe de cinco trilhas e faz parte do roteiro turístico oferecido aos que vêm conhecer Macaé. Foi criado em 1995, pela lei 1595/1995, e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004.