Neste mês, a Prefeitura de Armação de Búzios divulgou que, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico firmou através de Chamamento Público, Termo de Fomento, uma parceria com a Associação Bem Querer, Projeto CircoLo de Criação. Essa parceria oferecerá oficinas circenses a comunidade buziana. Serão disponibilizadas 150 vagas para pessoas com idade mínima de 7 anos, que desejam aprender as habilidades circenses.
De acordo com Marina Makhohl, coordenadora pedagógica do projeto CircoLo Social, a parceria entre a Associação Bem Querer, do projeto CircoLo Social e a prefeitura agrega ao município quando oferece uma opção saudável de atividade às crianças, adolescentes e adultos, visto que é uma atividade que já existe há muitos anos na cidade e as pessoas já têm essa identificação com o projeto e uma apropriação popular do projeto. “Búzios já tem essa identificação com o circo através do projeto CircoLo Social, então eu acho que a gente agrega nesse sentido de oferecer essa atividade que já é costumeira da população para a comunidade novamente”, diz.
Makhohl afirma que a prática do circo possui alguns valores ocultos que as técnicas circenses transmitem. “Por exemplo, quando eu vou passar uma atividade de malabares, eu estou ensinando mais do que a técnica no malabarismo, mas também persistência. Quando eu vou fazer uma um número em dupla, eu ensino sobre confiança e sobre respeito”, esclarece. O projeto tem a característica de trabalhar com todas as idades ao mesmo tempo, ou seja, não possui nivelamento etário. “A gente trabalha bastante a empatia, a compreensão, a cooperação”, conta.
A coordenadora deixa uma dica para aqueles que querem participar do projeto. “Nesse começo o projeto está retornando e a gente ainda está com poucas vagas, então se você quiser participar chega cedo na fila do local de inscrição que você escolher para que você não perca sua vaga e se dedique ao projeto”. O projeto é um programa de 3 dias na semana: segunda, quarta e sexta. “Cada dia tem um conteúdo diferente, então participa com corpo e alma para você poder aproveitar todos os benefícios do programa que os educadores preparam para você”, finaliza.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Romano Lorenzi, em breve serão abertas as inscrições nos bairros de Cem Braças, Rasa e Centro. As oficinas serão realizadas no Espaço Cultural CircoLo de Criação. “O CircoLo de Criação vem desenvolvendo há mais de uma década um trabalho peculiar com nossos jovens, agregando valores socioculturais, sendo fundamental esta parceria da prefeitura com o projeto para continuidade do mesmo”.
Acesse o Instagram do projeto para atualizações: Circolo Social (@circolosocial) • Fotos e vídeos do Instagram