Pular para o conteúdo
Search

Parada LGBTI+ de Cabo Frio terá pesquisa de público inédita

Objetivo é traçar um perfil dos visitantes para melhorar a experiência turística e econômica na cidade

Pela primeira vez, em 18 anos, a Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio vai promover uma pesquisa inédita na cidade. Realizada pela ONG Iguais e Prefeitura de Cabo Frio através do Observatório de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, o objetivo é estimar o impacto econômico dos visitantes, além de analisar o perfil da demanda, suas percepções e avaliações sobre o evento, ajudando a melhorar a experiência turística em eventos futuros. Para isso, 20 entrevistadores estão sendo selecionado. Todos passarão por treinamento.

Este ano a parada LGBTI+ terá como tema “Nossa existência é singular, mas nossa luta é plural. Todes contra a LGBTIfobia!“. O evento vai integrar a Semana da Diversidade, somando-se a outros eventos como prêmio Sou+ Diversidade, Rodas de Conversa, entre outros, culminando na manifestação na orla da Praia do Forte, que pela primeira vez acontecerá em dois dias: 9 e 10 de setembro (aproveitando o feriado prolongado da Independência do Brasil).

– A gente sabe que a parada aumenta o fluxo de visitantes de Cabo Frio, a taxa de ocupação hoteleira, a utilização dos serviços relacionados à atividade turística e incrementa a arrecadação de impostos do município, mas precisamos entender melhor essa demanda turística e o impacto econômico da atividade na cidade para que possamos, em eventos futuros, fazer um melhor planejamento, ordenamento e controle assim como maximizar os recursos na captação dos futuros eventos. Por isso essa pesquisa é muito importante não só pra gente, mas principalmente para os comerciantes que têm no turismo a oportunidade de aquecer as vendas e movimentar mais a hotelaria. Com esse trabalho nossa expectativa é identificar o perfil da demanda e os motivos que levaram os turistas e excursionistas a visitarem o evento; levantar informações referentes aos gastos dos turistas com hospedagem, alimentação, compras, atrativos turísticos e com o evento, e também avaliar a percepção do visitante e a sua experiência na parada LGBTI+, – informou Glauce Bizzo, coordenadora do Instituto Iguais.

Ainda segundo ela, o impacto econômico será medido através do gasto total do turista na viagem e desmembrado em gastos específicos de hospedagem, alimentação, transporte, atrativos / passeios e compras, “nos permitindo entender o efeito multiplicador do turismo e seus impactos econômicos diretos, indiretos e induzidos”.

Para o trabalho, a ONG Iguais e o Observatório do Turismo vão adotar a metodologia do “Manual de Metodologias em Turismo 2022”, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Metodologia da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo. Por se tratar de um evento que recebe uma heterogeneidade de visitantes e para um entendimento do perfil dos entrevistadores, serão utilizados os conceitos da Organização Mundial do Turismo (OMT) para identificação dos visitantes, turistas e excursionistas. Esta distinção, segundo Glauce, é necessária “porque o visitante de um dia vem para a cidade apenas com objetivo de passear nos atrativos ou curtir a praia. Já o turista pernoita no destino, ampliando seus gastos com hospedagem, alimentação e demais serviços do turismo”. O resultado final da pesquisa está previsto para ser anunciado em outubro.

Realizada desde 2005, a Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio é o principal marco da luta pelos direitos da população LGBTI+ da cidade. A 18ª edição conta com patrocínio master do Cabofolia, Beats, da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e do Conselho Municipal de Turismo, com o apoio da página Humor Gay e do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Mega Planet Academia, Inverno D’Itália, Tecstore Imports, Ana Júlia Lanches, Chico Parafuso, Sure Check, Village Restaurante e La Kanna, além de promoção exclusiva da Rádio Litoral FM.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.