Agosto se despede nos dando a oportunidade de apreciar mais uma incrível superlua! No dia 31 de agosto (quinta-feira) ela estará no Perigeu, ponto mais próximo da Terra, garantindo maior brilho e beleza de sobra. E a noite promete ser ainda mais emblemática: por ser a segunda lua cheia do mês, o fenômeno é chamado de “Lua Azul”.
Assistir ao nascer da lua* é um privilégio e um espetáculo imperdível em qualquer lugar do mundo, mas em Búzios, é especial – muitas vezes, é possível vê-la saindo do mar. Do alto dos mirantes, com o pé na areia ou até mesmo dentro d´água, a experiência é memorável.
Se você um apaixonado pela lua, assim como nós, selecionamos alguns pontos para apreciar o show de camarote, seja na próxima semana ou ao longo do ano!
*a lua entra na fase cheia, oficialmente, às 22h35 do dia 30/08 (neste dia, ela sai pelo Sudeste às 17h19). O melhor dia e horário para vê-la ainda mais “plena” é 31, quando sairá pelo Leste, às 18h25, favorecendo pontos como Ferradura, Forno e Ponta da Lagoinha
Ponta da Lagoinha
Um dos cenários mais encantadores de Búzios, a Ponta da Lagoinha fica escondida entre as praias da Foca e da Ferradura, sendo acessada por uma pequena trilha. A beleza natural da paisagem impressiona: espetaculares formações rochosas com pequenas piscinas naturais de águas cristalinas.
Para os esotéricos, a Lagoinha é um portal energético perfeito para conexões com a natureza. Não é raro encontrar grupos fazendo meditações por ali, e, claro, apreciando o nascer da lua. A área é chamada por estudiosos de “Himalaia Brasileiro”, uma vez que as escarpas que emolduram o local, datadas de 600 milhões de anos, formam camadas paralelas numa inclinação de 20 graus, fato geológico – e lindo – característico do Himalaia.
Mirantes
Dependendo do ponto de saída da lua, os mirantes são os locais perfeitos para apreciar o espetáculo – sem contar os visuais que, por si só, já valem o passeio. Os concorridos mirantes do Forno (o das plaquinhas coloridas) e de João Fernandes (caixa d´água) são de fácil acesso. Já o Mirante da Brava (também em cima de um reservatório) tem subida íngreme e costuma ser mais deserto. No Mirante de Geribá (canto direito), a lua divide a atenção com o “tapete de renda” desenhado pelas ondas quebrando na areia da praia. Mágico!
Serra das Emerências
Duas trilhas levam ao topo da Serra das Emerências ponto mais alto de Búzios, a 164 metros de altitude. Vindo de Tucuns, o acesso é mais rápido, porém, bastante íngreme na reta final. Vindo de José Gonçalves, o passeio é mais suave e mais longo.
Lá do alto, a serra exibe, de um lado, a selvagem praia de Tucuns com Geribá ao fundo, e de outro, a extensa praia do Peró, em Cabo Frio. O cenário perfeito consegue ficar ainda mais especial ao entardecer por conta da paleta de cores que tinge o céu. Azul, amarelo, laranja, rosa, vermelho… E se a lua cheia nascer por ali, prepare-se para se encantar com um espetáculo à parte e muito especial. Chega a ser difícil escolher para qual lado olhar!
Praias
Das areias das praias Brava e de Geribá, a caminhada ou o momento relax pode ganhar um upgrade quando a lua dá as caras junto com o entardecer. Se for verão, um mergulho e um agradecimento pelo presente completam a experiência!
Remada de canoa havaiana
Nos dias 30 e 31/08, o clube de canoa havaiana Makaha (@mkahasurfwaa_bz) promove as remadas da Lua Azul. As saídas serão da praia dos Ossos, nos seguintes horários: quarta, dia 30, às 17h e às 18h30; na quinta, dia 31, às 18h e às 19h30. O preço é de R$ 70 por pessoa. Informações: (22) 9-9910-7067.