Search
Degradê com CSS

Pandemia provoca colapso financeiro e ameaça sistema de transportes público em Macaé

onibus sit

A empresa SIT Macaé, concessionária do sistema integrado de transportes, apresentou ao poder público de Macaé a necessidade de ajuda financeira emergencial para superar o colapso financeiro provocado pela pandemia do coronavírus (COVID-19), que reduziu dramaticamente as receitas operacionais, colocando em risco a continuidade da prestação de serviços à população.

Os impactos da pandemia nos sistemas de transporte urbano em todo país foram muito severos, tendo sido adotadas em muitas cidades medidas de socorro emergencial para evitar o colapso dos operadores. Em Macaé, não foi adotada nenhuma providência nesse sentido.

As medidas tomadas para reduzir a circulação de pessoas impactaram drasticamente as receitas da SIT Macaé e colocam em risco as atividades da concessionária, tornando-se imperiosa a adoção de imediato socorro financeiro. A empresa possui uma frota de 216 ônibus, atende a 40 linhas e transporta em média 110 mil passageiros por dia pela cidade, incluindo a região serrana de Macaé. Com a pandemia, a redução do número de passageiros foi de 75%, o que impactou drasticamente no equilíbrio financeiro das operações da SIT Macaé (que já se encontrava desequilibrada desde antes da pandemia devido ao congelamento injustificado da tarifa nos últimos anos).

De acordo com Carlos Rocha, diretor executivo da Sit Macaé, os últimos anos foram levados com muito esforço. “Para manter a circulação dos ônibus e atender à população temos empenhado todos os nossos esforços. Mas, agora, estamos no limite e com dívidas acumuladas, sem recursos para manter as operações”.

De acordo com o executivo, algo tem que ser feito para evitar a iminente paralisação dos serviços. “Caso nosso pleito não seja acolhido, as operações da empresa podem ser comprometidas. Estamos buscando todas as alternativas possíveis para que isso não aconteça”, finaliza Rocha.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

Agenda Cultural da Região dos Lagos: shows, festivais e eventos imperdíveis neste fim de semana

Búzios recebe Escola Móvel Pet do Senac RJ com 50 vagas gratuitas em cursos para o mercado animal

Professor da rede municipal de Búzios é preso acusado de estupro de vulnerável

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!