No próximo sábado, dia 03, às 16h, na Pousada Devas, no bairro da Ogiva, em Cabo Frio, acontece uma palestra sobre o Plano de Manejo do Parque Estadual da Costa do Sol. O palestrante vai explicar o que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vem fazendo e deixando de fazer em relação ao Plano de Manejo. A palestra esclarece dúvidas para empresários, donos de terras e todos os que moram junto as áreas do PECSOL.
Um dos ambientalistas envolvidos, Tayrone Floresta, acredita que uma reformulação seja o ideal. “Estamos promovendo reuniões com parte dos interessados e remetendo um convite aos empresários conhecidos para começar de fato as novas discussões preliminares em torno do assunto: novos limites do PECSOL Búzios. É necessário o envolvimento dos vereadores e da sociedade, precisamos sentar à mesa com os empresários, ajustar os procedimentos e tirar do Parque as zonas de conflito já urbanizadas. Depois e cercar o Parque, tomar posse e licitar”, disse Tayrone.
O Parque é dividido em quatro setores, em partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Tem como objetivo assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas, entre outros), possibilitando a recuperação das áreas degradadas existentes.
Manter populações de animais e plantas nativas, servindo como refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica; possibilitar o desenvolvimento do turismo no seu interior – uma vocação natural dessa região do Estado – além de atividades econômicas sustentáveis no seu entorno.