Pais de alunos da rede municipal de ensino de Búzios relataram à Prensa A falta de água e gás de cozinha em duas unidades escolares esta semana. Os problemas foram identificados na Creche Escola Municipal Nobelina Alves de Almeida, na Ferradura, e na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no Village.
Um dos depoimentos é da mãe de um aluno da Darcy Ribeiro, que não quis ser identificada. Ela contou que os estudantes precisaram sair mais cedo, porque não havia gás e nem água para fazer o almoço. Os estudantes saíram às 15h.
“Um absurdo! A gente sabe que emergências ocorrem, mas no caso de uma escola, no mínimo teriam que colocar pelo menos um botijão para segurar em um caso desse”, disse a mãe informando que o gás foi substituído por volta das 14h desta sexta-feira.
Um aviso foi enviado aos pais informando o ocorrido e explicando como será a liberação dos alunos. Veja abaixo:
AVISO ‼️
HOJE OS ALUNOS SERÃO LIBERADOS ÀS 15 HORAS PORQUE A ESCOLA ESTÁ SEM ÁGUA E POR ISSO NÃO FIZEMOS ALMOÇO
O ÔNIBUS ESCOLAR IRÁ LEVÁ-LOS NÃO SE PREOCUPEM
E OS QUE NÃO VÃO DE ÔNIBUS POR FAVOR AUTORIZEM SEUS FILHOS A SAÍREM MAIS CEDO”
EQUIPE DARCY RIBEIRO
A falta de água também foi sentida na creche Nobelina. Segundo o relato de uma mãe, que também prefere o anonimato, não havia água nem para beber. Essa unidade começou a funcionar na segunda-feira (5) uma das queixas foi a desorganização da Secretaria de Educação no primeiro dia de aula, inclusive a falta de uma recepção para os alunos.
‘Os alunos entraram cada um para suas salas, os funcionários ainda estavam arrumando, não teve nenhuma recepção de boas-vindas. Diferente de quando os alunos da Nicomedes começaram a estudar lá. Tanto tempo esperando para iniciar as aulas nessa escola, esperava pelo menos uma recepção”, desabafou uma mãe.
Outro ponto de insatisfação dos pais é que os estudantes estão saindo cedo, às 9h30, o que prejudica quem trabalha.
Em nota, a Prefeitura de Búzios disse que o problema de água na creche foi pontual e já foi resolvido, a Secretária inclusive fez uma visita no local. Sobre a liberação das crianças mais cedo, de acordo com a Secretaria é porque está em um período de adaptação e que nos primeiros 15 dias eles irão sair mais cedo. Quanto aos problemas da escola Darcy Ribeiro, a Prefeitura disse que também já foi resolvido.