Proposta de trazer conforto, acessibilidade, segurança e estilo é mais uma assinatura de Octavio Raja Gabaglia
Um dos pontos mais altos de Búzios é o Mirante da Brava, que está localizado sob uma caixa d’água no bairro João Fernandes. De cima pode-se ver as praias de João Fernandinho, João Fernandes e a Brava. Apesar da vista de tirar o fôlego, o local não tem estrutura para receptivo turístico. Para solucionar essa falta, o arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, fez uma proposta de revitalização para modernizar o local com conforto, acessibilidade, segurança, sem perder a essência urbanística buziana.
A caixa d’água é utilizada para parte do abastecimento de residências e hotéis da cidade, porém ao longo do tempo se tornou um ponto de interesse turístico, o que não apresenta uma estrutura receptiva e com segurança aos visitantes. No ano passado, o prefeito de Búzios em gestão, encomendou a cinco arquitetos locais um projeto para revitalização do local. E arquiteto Octavio foi um dos que apresentaram uma nova proposta.
De acordo com o arquiteto, nunca aconteceu um retorno de qual teria sido escolhido ou mesmo se havia acontecido algum processo seletivo, ou algo similar. “Não me cabe fazer juízo dos projetos enviados pelos meus colegas. Mas posso mostrar o que enviei.”. Ainda segundo ele, o projeto que produziu leva em conta todas as condições necessárias para potencializar o espaço com o conforto e segurança.
Na proposta Octavio manteve a caixa d’água, que é essencial para a cidade, como base principal do mirante e, também, a área verde. Fazem parte do projeto ainda um pátio para feira e estacionamento. Na parte interna, escadas, rampas e elevador, e, ainda, espaço para restaurante, com estrutura de banheiros, cozinha e depósito. Também foram projetadas uma loja e uma cafeteria. Todas essas estruturas foram produzidas dentro da proposta estilística e urbanística da cidade.
Os projetos de revitalização apresentados pelos arquitetos estão disponíveis na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Búzios.
- Octavio Raja Gabalia, ou Otavinho, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho como arquiteto e urbanista, principalmente, por criar e defender o “Estilo de Búzios”. Ele criou a famosa Rua das Pedras e estabeleceu uma norma não escrita, que, décadas após, foi transformada em lei, no qual, não é permitido mais de dois andares. Desta forma, protegeu a harmonia das construções com a paisagem que Búzios oferece.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.