Pular para o conteúdo
Search

Pai de bebê morto no Hospital da Mulher presta depoimento para CPI

Pai da criança mostra a certidão de óbito. Foto: Julian Viana

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital da Mulher receberam nessa terça-feira (9), na Câmara dos Vereadores, o pai e a avó do bebê que nasceu morto e foi supostamente enterrado como indigente sem autorização da família em Cabo Frio. O depoimento prestado pelos parentes do bebê entrará no relatório da Comissão.

Ao G1, o pai da criança, Renato, afirma que o enterraram sem avisar a ninguém. “O meu filho foi enterrado como indigente. Nem a roupa que tínhamos separado para ele usar, assim que saísse da maternidade, foi colocada nele. Ele foi enterrado enrolado em um pano”, lamentou o pai.

No encontro, o presidente da comissão, Ricardo Martins (SD), disse que ofícios serão enviados aos novos diretores da unidade hospitalar, solicitando todos os registros de atendimento da paciente que perdeu o bebê no último sábado (06) e informações sobre quem autorizou o sepultamento da criança sem a autorização dos pais.

A avó fez duras críticas ao médico que, segundo ela, foi negligente com a nora. Também ao G1, a senhora falou que “Isso não é justo com ninguém. Eu quero solução para este problema. Eu exijo que tudo seja resolvido pelas autoridades. O médico que fez isso tem que parar de trabalhar. Ele nem serve para trabalhar como veterinário porque nem cachorro merece ser tratado do jeito que a minha nora foi”, disse.

Ainda de acordo com o presidente da CPI, os responsáveis de plantão – médicos, assistentes sociais – os responsáveis pela indicação da funerária, e o coveiro responsável pelo sepultamento da criança serão convocados para prestar esclarecimentos a Comissão Parlamentar, mas sem data definida.

Prefeitura responde

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “o procedimento padrão em caso de morte de recém-nascido foi cumprido. O Hospital da Mulher emitiu a certidão de óbito para a família, que foi ao cartório pegar a guia de sepultamento – a mesma foi entregue à funerária.

O procedimento padrão requer que esta guia seja apresentada de novo a unidade de saúde, para que o corpo seja liberado. Assim foi feito; só que neste caso, os representantes da funerária é que foram requerer o corpo. O sepultamento não é de responsabilidade do Hospital e sim da funerária.

É importante ressaltar que nos colocamos à disposição dos familiares para esclarecimentos e somos solidários à dor da perda. Mas não podemos apoiar ações que depredem o patrimônio público e coloquem em risco servidores e até pacientes que estejam na unidade.

Na noite de ontem, um grupo invadiu o hospital, promoveu um ‘quebra-quebra’ na recepção e, inclusive, temos relatos da recepcionista que afirma que levou um soco de um dos integrantes do grupo”.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.