Depois que a Prefeitura de Macaé autorizou a abertura gradual de igrejas e templos religiosos, líderes católicos de Macaé assinaram uma carta divulgada pela Diocese de Nova Friburgo, que coordena as paróquias da cidade. No documento, os padres da Forania II (Macaé), Vicariato Episcopal do Litoral e Diocese de Nova Friburgo informaram que as igrejas da cidade serão reabertas a partir do dia 30 de agosto. A carta da Forania II de Macaé foi assinada por padres das nove paróquias da cidade.
A Diocese de Nova Friburgo é dividida em Vicariatos (Sede, Norte e Litoral) e cada vicariato é subdividido em foranias.
O decreto 125/2020 autoriza o funcionamento dos templos religiosos e igrejas entre as 7h às 20h, durante três vezes por semana, a partir desta quinta-feira (13). O documento também torna obrigatório que todos os funcionários e colaboradores tenham sido submetidos ao teste da Covid-19 e que o resultado tenha sido negativo. Dentro das igrejas e templos religiosos, será preciso manter o distanciamento de dois metros.
A Prensa conversou com o Padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antonio de Macaé. Segundo ele, durante uma reunião com o prefeito Dr. Aluizio e alguns líderes religiosos da cidade, houve um consenso de reabrir as igrejas no dia 30, mesmo com o decreto autorizando a reabertura antes desta data, e para que sejam observados os comportamentos das pessoas e o Covídimetro de Macaé, que diariamente, mede a taxa de transmissão do vírus, de letalidade e da ocupação hospitalar.
Padre Gleison explicou ainda que até o fim do mês, todas as missas continuarão sendo transmitidas pela internet, por meio das redes sociais e pelo youtube.
“Como o funcionamento das igrejas será três vezes por semana, vamos aumentar as missas, que a partir do dia 30, serão às terças, sábados e domingos. A missa das 9h aos domingos continuará sendo transmitida pela internet mesmo depois que a igreja oficialmente for reaberta, porque temos idosos e enfermos que não podem e nem poderão ir presencialmente”.