Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Levantamento da Prensa mostra que Estado e Prefeituras concentram ações do mês dedicado à saúde da mulher e demonstram dados sobre tratamento e apoio à pacientes e familiares
Estado do Rio e prefeituras da Região dos Lagos ampliam exames e ações de conscientização no Outubro Rosa 2025 / reprodução
Estado do Rio e prefeituras da Região dos Lagos ampliam exames e ações de conscientização no Outubro Rosa 2025 / reprodução

O Outubro Rosa mobiliza o Estado do Rio de Janeiro e as prefeituras da Região dos Lagos e da Costa do Sol com campanhas de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Um levantamento da Prensa de Babel mostra como o Governo do Estado e a Prefeitura de Búzios e Prefeituras da região reforçam suas agendas locais de atendimento, diagnóstico e conscientização. Além disso a equipe de reportagem pediu dados sobre realização de exames, novos diagnósticos e ações de apoio à pacientes e familiares.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o estado ampliou a oferta de exames de mamografia em diversas regiões, como parte das ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças da mama. Uma das iniciativas é o mamógrafo móvel, que já contabiliza este ano (janeiro a setembro) mais de 21 mil exames realizados entre mamografias e ultrassonografias, contribuindo, segundo o governo, para diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes. O número já supera o ano de 2024, quando foram realizados mais de 20 mil exames.

Neste mês do Outubro Rosa, o projeto vai levar as unidades móveis para mais municípios fluminenses a fim de ampliar o acesso aos exames em áreas mais distantes dos grandes centros. Assim, a ação reduz filas, encurtando o tempo entre suspeita e diagnóstico, e aumentando a efetividade dos tratamentos, especialmente em áreas com menor oferta de serviços especializados. Os municípios de Quissamã, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo receberão o equipamento este mês.

Além do mamógrafo móvel, a SES-RJ disponibiliza exames de mamografia em diferentes unidades, como o Rio Imagem Centro, no Centro do Rio de Janeiro; Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; e Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu. A oferta mensal de exames de mamografia em todo o estado é 2.523, com o tempo de espera de 13 dias. Este ano, a SES-RJ já regulou quase 6 mil mamografias.

Em Búzios, segundo dados da Secretaria de Saúde, até setembro deste ano foram realizados 756 exames de mamografia na rede municipal, o que representa uma média de 84 procedimentos por mês. Não há fila de espera e o agendamento é feito diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atendem por livre demanda. Nos últimos três anos, o município registrou 27 casos confirmados de câncer do colo do útero, sendo seis em 2022, nove em 2023, sete em 2024 e cinco novos casos em 2025. Já em relação ao câncer de mama, foram 49 diagnósticos no período: 11 em 2022, 18 em 2023, sete em 2024 e 13 até agora em 2025. As pacientes são encaminhadas via sistema de regulação estadual para centros de referência como o Onkosol, em Cabo Frio, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, e o OncoBeda, em Campos dos Goytacazes. Também há oferta de acompanhamento psicológico no Núcleo de Saúde Mental do município.

O município prepara uma série de atividades para marcar a campanha em parceria com a Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. A programação apmlifica a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, por meio de atendimentos, rodas de conversa e ações de bem-estar. As ações começam nesta segunda-feira (6), com a divulgação oficial da campanha. Entre os destaques estão os atendimentos médicos e de enfermagem, com orientações e agendamento de exames, que acontecem terça (7) e quarta-feira (8) na Praça Tia Uia, na Rasa, e na quinta (9) e sexta-feira (10), no estacionamento da Secretaria de Saúde, sempre das 9h às 16h.

A campanha também promove rodas de conversa nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nas Casas da Mulher. No dia 14 será no CRAS Cem Braças; no dia 20, no CRAS José Gonçalves; e no dia 23, no CRAS Rasa. Já no dia 17, a Casa da Mulher Alcinete, na Rasa, recebe a atividade, seguida da Casa da Mulher Martinha, em Cem Braças, no dia 24, e novamente na Casa da Mulher Alcinete, no dia 31, encerrando a programação.

O ponto alto do Outubro Rosa em Búzios será o Dia D da campanha, marcado para 18 de outubro, quando todas as UBSs vão oferecer palestras educativas, solicitações de mamografia e vacinação contra o HPV II. Na mesma data acontece o Circuito Mulher em Movimento, no canto direito da Praia de Geribá, das 8h às 14h, com atividades como vôlei, beach tênis, futevôlei, yoga, surf, dança e funcional, voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar da mulher.

Já em São Pedro da Aldeia, a rede realiza em média 220 mamografias por mês, sem fila de espera para o exame ou para o preventivo de colo de útero. Os atendimentos são agendados diretamente nas Unidades de Atenção Primária e regulados pelo PAISMCA. Casos que necessitam de acompanhamento especializado são encaminhados ao Oncosol, referência regional, com suporte psicológico garantido pelo Centro de Saúde Mental. Durante outubro, estão previstas atividades em diferentes bairros, como ações em nutrição e psicologia, além de palestras educativas em unidades de saúde.

Em Macaé, a programação do Outubro Rosa envolve palestras e dinâmicas nas salas de espera das unidades básicas, com orientações sobre autoexame, papanicolau e mamografia. O destaque é o Ônibus Rosa, unidade móvel que oferece consultas médicas, coleta de preventivo e ultrassonografias em pontos estratégicos, das 9h às 16h, em demanda espontânea. Segundo a Prefeitura, não há fila de espera para mamografias no município.

No contexto nacional, o câncer de mama permanece como o tipo mais comum entre mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos em 2025, com cerca de 18 mil mortes estimadas. Globalmente, a previsão é de 2,4 milhões de novos diagnósticos e 715 mil óbitos no mesmo período.

Em Maricá, a programação inclui a Semana Rosa, que será realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, quando será intensificada a realização do exame preventivo de colo de útero por livre demanda em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) . Com isso, o encerramento da semana acontecerá no Dia D, marcado para 18/10, com mobilização em todo o município. Durante esse período, as USF também irão disponibilizar agenda aberta para exames diagnósticos, como ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal e mamografia, seguindo os protocolos de solicitação médica.

Além disso, ao longo de todo o mês de outubro, será realizada a intensificação dos exames preventivos aos sábados, com revezamento das USF abertas por distrito, ampliando as oportunidades de acesso aos serviços. As USF realizarão  atividades lúdicas e de conscientização descentralizadas voltadas ao Outubro Rosa, direcionadas às usuárias cadastradas em cada uma. A programação se estenderá também para novembro, com a Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul, marcada para o dia 1 de novembro e que terá inscrições abertas em breve, unindo ações de conscientização sobre saúde da mulher e do homem.

A Prensa fez contato com as Prefeituras de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio das Ostras mas ainda não obeteve respostas.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Apesar da gravidade, especialistas destacam que, quando detectado precocemente, o câncer de mama pode ter até 95% de chances de cura. A ginecologista Paula Fettback, da FEBRASGO, lembra que a mamografia anual a partir dos 40 anos é hoje a principal forma de rastreamento. Outro desafio é a fertilidade de mulheres jovens submetidas à quimioterapia ou radioterapia. Segundo a especialista Graziela Canheo, técnicas como o congelamento de óvulos oferecem alternativas seguras, desde que adotadas antes do início do tratamento. “O Outubro Rosa não deve ser apenas sobre diagnóstico precoce, mas também sobre o direito das mulheres planejarem o futuro reprodutivo mesmo diante de um câncer”, reforça Fettback.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) teve espaço de fala no evento de abertura da campanha de Outubro Rosa realizado ontem (1) no Congresso Nacional, representando as organizações da sociedade civil. Quem falou em nome da instituição foi a Coordenadora de Pesquisa e Informação da FEMAMA, Gabriele Alves, que é biomédica e viveu a jornada oncológica do câncer de mama aos 30 anos.
 
Em seu discurso, Gabriele destacou os avanços já conquistados, como as leis que garantem prazos de 30 dias para diagnóstico e 60 dias para início do tratamento oncológico, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito, incluindo a criação de um programa nacional de rastreamento, a ampliação do acesso a novos tratamentos e navegação de pacientes. Também enfatizou a preocupação com as desigualdades no sistema de saúde, a piora nos índices de mortalidade e a necessidade de acelerar ações para salvar vidas, defendendo que apenas a união entre sociedade civil, poder público, sociedades médicas e pacientes poderá garantir mudanças reais e duradouras.
 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]