O distrito de Tamoios, em Cabo Frio, amanheceu nesta segunda-feira (3) com uma grande ação em prol da campanha Outubro Rosa. Até a próxima sexta-feira (13), a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o atendimento móvel de exames, em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD). O serviço é oferecido pelo caminhão do Centro de Atendimento à Mulher (CAM).
O veículo é equipado para realizar diversos exames e atendimentos médicos, proporcionando mais acessibilidade à saúde da mulher. Nesta e na próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o caminhão estará disponível para oferecer serviços como mamografia, densitometria óssea, oftalmologia, preventivo e ultrassonografia.
Nesta segunda, logo nas primeiras horas do dia, cerca de 70 pacientes aguardavam para realizar os exames. A cozinheira, Maria do Nascimento, é uma das cidadãs que receberam o atendimento.
“Fiquei muito satisfeita em poder realizar logo o exame. Hoje eu fiz a mamografia, o exame de vista e o preventivo. Foi tudo rápido”, afirmou Maria do Nascimento.
O primeiro dia contou com a presença da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, e do Secretário de Saúde, Bruno Alpacino.
A chefe do Executivo destacou a importância do serviço e do acesso aos serviços de saúde para o público feminino.
“Esta é uma iniciativa de extrema importância para a saúde das mulheres de nossa cidade. A detecção precoce é fundamental na luta contra o câncer, e com esse atendimento móvel, estamos tornando mais fácil para todas as mulheres cuidarem de sua saúde”, afirma a prefeita.
O secretário de Saúde, Bruno Alpacino, citou sobre a diversidade de exames que podem ser feitos no caminhão da CAM.
“Este é mais um recurso promovido pela Secretaria de Saúde para incentivar e contribuir para a prevenção da saúde da população. No caminhão são feitos diversos exames além da mamografia. No mesmo dia a paciente pode realizar os demais exames como preventivo e ultrassonografia. Esperamos que a ação promova ainda a conscientização da população sobre a importância do autocuidado”, explica o secretário.
Para utilizar os serviços oferecidos, as mulheres devem comparecer ao atendimento móvel com documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência em nome próprio ou declaração em nome de terceiros. O atendimento seguirá a ordem de chegada, com capacidade para realizar cerca de 100 atendimentos diários para cada exame.
O caminhão tem locais de estacionamento específicos ao longo do mês de outubro para garantir que as mulheres de cada região tenham acesso aos serviços, de segunda a sexta-feira. O veículo permanece estacionado em frente ao Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios, nesta e na próxima semana, até o dia 13 de outubro. A partir do dia 16, o caminhão vai estacionar em frente ao Hospital Otávio Cardoso dos Santos, localizado no Jardim Esperança, onde permanece até o dia 31.
Além do Atendimento Móvel, durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF) realizam uma série de ações e orientações voltadas para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, assim como ampliarão a oferta de cuidados.