Pular para o conteúdo
Search

[OPINIÃO] Guardas Municipais e as multidões

A Prefeitura Municipal de Búzios, divulgou que na última quarta-feira, um grupamento de guardas municipais, se deslocou até a Cidade Nova, no Rio de janeiro para o Curso de Controle de Distúrbio Civil do Batalhão De Choque da Policia Militar (PMERJ).
A ideia é ensinar técnicas de controle de multidão, de menor potencial ofensivo, pelo menos a nota diz, inclusive com a presença do prefeito André Granado, supervisionando o curso. Diante do quadro de insegurança, seja ela induzida ou real, uma ação como essa pode ser considera boa, agradável aos eleitores.
A foto, que circulou nos grupos de whatsapp, do curso, no entanto, nos diz outras coisas, nos coloca questões e estamos aqui para apontá-las. Guardas municipais buzianos levando jatos de spray de pimenta no rosto, a queima-roupa, primeiramente, é ofensivo, não acham?
Diante da suposta rigidez do treinamento e os danos decorrentes de um jato de spray de pimenta a essa distância, qual é a multidão ou manifestação prevista para um treinamento desse porte? Pensem na rotina buziana, suas atividades e movimentos. Quais seriam necessários jatos de spray de pimenta? E por qual motivo?
A foto é um impacto, quiçá o vídeo, também circulando pelo grupos de whatsapp, de Chita de Sá sendo imobilizado de forma truculenta, após, aparentemente, uma infração de trânsito? Abordagens como essa serão a tônica de Búzios, a partir de então?
Uma cidade que se diz cosmopolita, ou pelo menos, se quer ser cosmopolita, precisa pensar numa maneira de garantia da livre manifestação de pensamento ou atividade, seja ela de cunho político ou cultural. A diversidade de opiniões e expressões é salutar para a democracia e não se pode, sobre o véu da segurança, criar-se estratégias para minar essa proposta de evento.
E outra coisa, antes de garantir a integridade do cidadão buziano, se garanta a integridade dos Guardas Municipais, pois se um treinamento para se ter menor potencial ofensivo no trato com os cidadãos, se toma spray de pimenta a queima-roupa, imagina se o treinamento for se abordar áreas consideras violentas?
Estamos de olho, na defesa da cidadania e da democracia!

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.