Uma operação integrada entre a Prolagos e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desativou, na última quinta-feira (25), dois pontos de abastecimento clandestino em São Pedro da Aldeia. A ação ocorreu no bairro Botafogo e resultou na autuação dos proprietários responsáveis pela prática ilegal.
Durante a fiscalização, as equipes apreenderam dois caminhões-pipa e três bombas d’água, além de lacrarem três poços clandestinos. Um deles funcionava próximo a uma passagem de esgoto, representando risco de contaminação. Também foi desfeita uma ligação irregular conectada à rede de distribuição da concessionária.
Segundo o gerente comercial da Prolagos, Saimon Moreira, a prática afeta diretamente a população. “As ligações clandestinas colocam em risco a saúde de todos e comprometem o abastecimento regular da comunidade. É fundamental que a população continue denunciando irregularidades de forma anônima. Só assim conseguimos garantir um sistema de saneamento justo, seguro e eficiente”, destacou.
De acordo com a concessionária, somente no primeiro semestre de 2025 foram identificadas mais de 4 mil ligações irregulares nos cinco municípios da área de concessão. A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo número 0800 70 20 195, disponível para ligações e WhatsApp.