Ação deflagrada pelo Ministério da Justiça fiscalizou postos de combustíveis em diversas cidades todo o Brasil
Três postos de combustíveis foram interditados e dois autuados, nesta quinta-feira (8), durante a Operação Petróleo Real, deflagrada pelo Ministério da Justiça com o apoio de órgãos estaduais e municipais, na Região dos Lagos. Os estabelecimentos estão localizados em São Pedro da Aldeia, Araruama e Búzios e Cabo Frio.
Em São Pedro da Aldeia, quatro postos foram fiscalizados e um estabelecimento do município precisou ser interditado por irregularidades nos extintores de incêndio. Segundo a Prefeitura, as ilhas de abastecimento estavam descarregadas, fato que coloca em risco a segurança dos consumidores. O posto permanecerá fechado até que os equipamentos sejam substituídos.
No município de Armação dos Búzios um posto foi interditado após a fiscalização não encontrar nenhum extintor funcionando. Em Araruama, uma das bombas estava com o reservatório em 70ml abaixo de zero. Já em Cabo Frio, dois dos três postos vistoriados foram autuados por irregularidades.
A operação foi realizada pelo Ministério da Justiça, Polícia Civil e Agência Nacional de Petróleo (ANP) simultaneamente em âmbito nacional em 41 postos de combustíveis. Segundo o Procon do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram designados 120 agentes para atuar em todas as regiões do estado: Região Metropolitana, Serrana, Região dos Lagos, Norte Fluminense e Costa Verde, com o apoio dos Procons Municipais de São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama, Macaé, Campos dos Goytacazes, Friburgo, Nilópolis e Rio de Janeiro.
Os servidores verificam a qualidade dos combustíveis, possíveis irregularidades nas bombas de abastecimento, documentação que autoriza o funcionamento do estabelecimento, o cumprimento do Decreto da Transparência, que visa expor de forma clara informações quanto à precificação e publicidade, entre outros.