Pular para o conteúdo
Search

Operação Lei Seca tira das ruas 6.746 motoristas com sinais de embriaguez no 1º semestre

Nos primeiros seis meses deste ano a Operação Lei Seca retirou das ruas 6.746 motoristas com sinais de alcoolemia. Este número representa 4,37% do total de abordados (154.166). Apesar de atuar diariamente nas ruas, em horários variados, e ter aumentado em 113% o número de ações de educação e conscientização da população, o flagrante de pessoas com sinais de embriaguez nas blitzes tem se mantido em relação ao ano passado.

As ações educativas e palestras realizadas pela Operação Lei Seca estão sendo ampliadas. Houve um aumento de 33%, em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2018 foi alcançado um público de 64.271 pessoas, já este ano, até o momento, foram 84.814.

Para a coordenadora da Operação Lei Seca, delegada Verônica de Oliveira, o número ainda elevado de pessoas flagradas nas blitzes com sinais de alcoolemia é um dos motivos pelo qual estão sendo intensificadas as ações educativas.

– Este ano já fizemos mais de 200 palestras em escolas, universidades, empresas, fábricas, e atingimos todos os públicos, desde o infantil ao adulto, porque acreditamos que só é possível mudar a mentalidade da população massificando a educação junto com a fiscalização. Somadas as palestras e ações educativas realizadas este ano pelas nossas equipes alcançamos mais de 80 mil pessoas – Conta a coordenadora.

Um dado que reflete a mudança de comportamento em relação à bebida e direção foi apresentado recentemente em pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária realizada pelo Datafolha com o apoio da empresa Uber, que mostra que 77% dos entrevistados no Rio de Janeiro admitem ter trocado o volante pelo transporte de aplicativo quando vão consumir bebida alcoólica.

Legislação

Ao longo dos últimos anos, um conjunto de leis aumentou o rigor da Lei Seca em todo o país. A Lei Federal nº 13.281, que entrou em vigor em novembro de 2016, aumentou o valor da multa aplicada a motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica de R$ 1.915,40 para R$ 2.934,70.

Os motoristas flagrados pelo teste do bafômetro ou que se recusam a soprar o bafômetro são multados por embriaguez ao volante, têm a carteira de habilitação (CNH) recolhida e fica com o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.