A secretaria de Estado do Governo do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira (21) o balanço da Operação Lei Seca realizada na última sexta-feira (16), em Macaé. Os agentes da Operação, abordaram 184 motoristas na Linha Verde, na rotatória dos bairros Aroeira e Horto, em Macaé.
Destes, 20 foram multados, outros 4 tiveram os veículos rebocados e 4 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas durante a operação Lei Seca. Quatro motoristas sofreram sanções administrativas por dirigirem alcoolizados. Os agentes realizaram 184 testes com o etilômetro.
Os dados revelam que a Polícia Militar intensificou as fiscalizações no período festivo de Carnaval para evitar que a mistura entre álcool e direção pusesse em risco a vida dos usuários das vias de trânsito urbanas.
Em todo o Estado do Rio, a Operação Lei Seca reforçou as ações de fiscalização e conscientização durante o Carnaval e abordou, de sexta-feira (9) até quarta-feira de Cinza (14), 6.134 motoristas e identificou embriaguez em 499 – o que representa 8,1% do total de abordados. Vale chamar a atenção que este número equivale a quase o dobro da média de todo o ano de 2017, que foi de 4,3%.
No Carnaval do ano passado 5.747 motoristas foram abordados pela Lei Seca e 451 apresentavam sinais de embriaguez, o que representou 7,8% do número total.
Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel, Marco Andrade, o percentual de motoristas com sinais de alcoolemia ainda preocupa e é por isso que a Lei Seca é incansável na missão diária de proteger e salvar vidas.