Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Operação identifica dois pontos de furto de água usados para abastecimento clandestino de caminhões-pipa em Cabo Frio

Ação conjunta com Prolagos e forças de segurança encontrou cisternas de grande porte e ligações irregulares no Parque Eldorado 2
Operação conjunta entre Prolagos e forças de segurança flagra pontos de furto de água em Cabo Frio (2)

Uma operação realizada nesta quinta-feira (22) em Cabo Frio identificou e desarticulou dois pontos de furto de água utilizados para o abastecimento clandestino de caminhões-pipa. A ação foi feita em conjunto pela concessionária Prolagos, pelas polícias Civil e Militar e pela Guarda Civil Municipal, com apoio de drone.

Segundo a Prolagos, as irregularidades foram encontradas na Rua Adélia Carvalhaes Barbosa, no bairro Parque Eldorado 2. No primeiro local, equipes identificaram sete ligações clandestinas que desviavam água diretamente do sistema da concessionária para uma cisterna. O imóvel abrigava duas estruturas de grande porte, com capacidade total estimada em cerca de 72 mil litros. As ligações foram removidas e a estrutura desfeita.

Em outro ponto da mesma rua, foi localizada uma cisterna de aproximadamente 70 mil litros alimentada por ligação irregular, além de um poço artesiano. Durante a vistoria, foram apreendidas duas bombas de sucção e um compressor. Uma pessoa foi detida em flagrante e conduzida à delegacia pela Polícia Civil.

De acordo com o supervisor comercial da Prolagos, Marcos Lacôrte, o furto de água provoca impactos diretos no abastecimento e na pressão da rede, especialmente em períodos de maior consumo.

“Essas irregularidades, que são crime, causam danos à rede de distribuição, principalmente a perda de pressão. Isso impacta diretamente os moradores, sobretudo na alta temporada”, afirmou, segundo a concessionária.

Além de configurar crime previsto no Artigo 155 do Código Penal, as ligações clandestinas podem gerar risco de contaminação, vazamentos e danos às estruturas dos imóveis. Segundo a Prolagos, as fraudes prejudicam o fornecimento de água em bairros inteiros, especialmente em regiões mais elevadas ou distantes da rede principal.

A empresa informou que mantém cronograma permanente de fiscalização em parceria com órgãos ambientais e forças de segurança. Em 2025, mais de 9 mil irregularidades foram registradas nas cinco cidades atendidas pela concessionária.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais da Prolagos, pelo telefone e WhatsApp 0800 7020 195 ou pelo site da empresa.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Trio feminino SalDoce se apresenta neste domingo no Sesc Verão em Macaé

Prefeitura de Búzios inicia ações de sensibilização para atendimento à população LGBTQIAPN+

Conselho de Meio Ambiente de Búzios discute remanejamento de recursos e cobra clareza sobre o Fundo Ambiental

Operação identifica dois pontos de furto de água usados para abastecimento clandestino de caminhões-pipa em Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]