A Operação Desmonte, voltada para o combate ao comércio ilegal de sucatas e peças de veículos, interditou quatro ferros-velhos irregulares no Km 295 da Rodovia Mario Covas, em Itaboraí, nesta segunda-feira (11/11). Durante a ação, agentes coordenados pelo Detran.RJ constataram crime ambiental em um dos estabelecimentos, que será esvaziado, e o material apreendido destinado à reciclagem. O dono foi encaminhado para a 71ª Delegacia de Polícia e responderá pelas infrações.
Irregularidades e riscos ambientais
Além do estabelecimento onde houve crime ambiental, outro ferro-velho também deverá ser esvaziado por representar risco ambiental. Os dois restantes foram autuados pela falta de credenciamento junto ao Detran.RJ e terão um mês para comprovar a origem legal de suas peças, apresentando notas fiscais.
Operação Desmonte: resultados e orientações
Desde agosto de 2023, a Operação Desmonte, liderada pelo Detran.RJ e realizada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda, já interditou 82 ferros-velhos e apreendeu mais de 1,2 mil toneladas de sucatas, destinadas à reciclagem. O diretor-geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, destaca a importância do credenciamento para garantir a legalidade no setor e combater o roubo de automóveis:
“Nosso objetivo é coibir a venda de peças de origem ilícita e, com isso, reduzir o roubo e o furto de veículos no estado. O credenciamento no Detran é essencial para operar dentro da legalidade”, enfatizou Coelho.
Desde setembro, as empresas credenciadas devem identificar todo o material à venda com etiquetas padronizadas, permitindo o rastreamento da procedência das peças.