Agentes da Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para fiscalizar o comércio de peças e sucatas automotivas, interditaram no fim da tarde desta terça-feira (5) um dos maiores ferros-velhos da Região dos Lagos. O estabelecimento funcionava em área rural de Saquarema e apresentava potencial risco ambiental.
No terreno, foram encontradas cerca de 140 carcaças de veículos sem baixa no Detran RJ, peças automotivas sem notas fiscais ou registros e sinais de descarte irregular de óleo e resíduos poluentes no solo.
A ação teve início após informações repassadas às equipes de monitoramento, indicando a existência do ferro-velho no local ermo. Ao chegarem, os agentes flagraram o pátio improvisado em solo batido, com grande volume de sucata automotiva.

Devido ao número elevado de veículos, técnicos do Detran RJ devem levar pelo menos três dias para verificar chassis e motores encontrados.
O material recolhido será encaminhado para empresas de reciclagem cadastradas. O proprietário do local não foi encontrado.
Participaram da operação equipes do Detran RJ, polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria Estadual de Fazenda e Corpo de Bombeiros.
Para o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, a ação reforça a necessidade de regulamentar o comércio de peças usadas:
“O trabalho contínuo de fiscalização e orientação garante a segurança a todos”, afirmou.