A operação de resgate à baleia Jubarte em Búzios, em Agosto de 2017, ganhou destaque e está concorrendo ao Conrad Dietrich Magirus Award, disputa internacional que premia ações das equipes de resgate ao redor do mundo.
A operação começou no dia 23 de Agosto de 2017, quando um filhote de baleia jubarte encalhou na Praia da Marina, por volta das 17h30, mobilizando moradores que rapidamente acionaram a Secretaria de Meio Ambiente. Dois biólogos e um veterinário, enviados pela FCITECH, consultoria ambiental contratada pela Petrobrás para esses casos, informaram que o resgate não poderia ser feito por um barco comum, inclusive o da Guarda Ambiental. Seria preciso um rebocador de grande porte, e o procedimento correto era deixar o animal descansar até o dia seguinte.
Na manhã do dia 24, uma equipe de dezesseis homens do Corpo de Bombeiros de Búzios trabalhou durante 10 horas para que a baleia conseguisse retornar às águas, com toda a comoção popular e o registro de muitas ligações pedindo o resgate do animal. Foram avaliados fatores como monitoramento de correntes, tábua positiva de maré e valas, e utilizados equipamentos como jetski, reboque e embarcações. Veja o vídeo do resgate à Jubarte
A operação de salvamento da Jubarte em águas buzianas acabou por criar um Procedimento Operacional Padrão (POP) para salvamento de cetáceos, como baleias. A ação contou com a ajuda de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgãos da Prefeitura de Búzios, a Polícia Militar e a Capitania dos Portos.
A equipe vencedora do concurso vai ganhar uma viagem para Nova Iorque, onde oito bombeiros vão participar de um treinamento exclusivo pela Magirus Fire Fighter Academy. Na primeira fase do concurso, os votos podem ser feitos por meio eletrônico, até o dia 27 de Janeiro.
Em entrevista ao Clique Diário, o coronel Cássio Capelli, na época comandante do quartel de Cabo Frio, responsável por Búzios, disse que conta com o apoio popular para a eleição da operação e que o fato de estar participando da disputa é de grande estímulo para os profissionais da área: ““Foram horas de exposição às águas geladas, dificuldades com o vai-e-vem das ondas e fortes ventos. Mesmo com todas as adversidades, nossos militares não recuaram e concluíram com brilhantismo o salvamento”, explicou Capelli.
Outras nove operações estão participando mundialmente da disputa e a atuação da equipe dos Bombeiros do Rio de Janeiro, a CBMERJ, já logrou reconhecimento em operações como o desabamento da passarela da Linha Amarela em 2014 e no incêndio ao Shopping Nova América em 2015, também na cidade do Rio de Janeiro.
Os votos à equipe da CBMERJ ao salvamento da Baleia Jubarte em Búzios podem ser dados através do link: https://award.magirusgroup.com/index.php