Pular para o conteúdo
Search

Operação combate furtos de água em Rio das Ostras com cinco prisões em flagrante

Ação conjunta entre Polícia Civil e Rio+Saneamento visa garantir abastecimento e combater perdas na rede de distribuição

A Polícia Civil, em parceria com a concessionária Rio+Saneamento, prendeu cinco pessoas em flagrante nesta quinta-feira (31/10) por furto de água em Rio das Ostras. A operação, batizada de “Gota D’água”, faz parte de uma ação contínua para reduzir as perdas no abastecimento e combater irregularidades, que têm impacto direto na oferta de água para a população.

Furtos identificados em estabelecimentos comerciais

A ação mapeou quatro pontos de furto, incluindo um condomínio no bairro Atlântico, uma pousada em Costazul, um bar no Jardim Mariléia e um antigo hotel no Balneário Remanso. A Rio+Saneamento identificou os furtos e acionou a Polícia Civil, que confirmou as infrações com a ajuda da perícia criminal. De acordo com a concessionária, esses furtos contribuem significativamente para a falta de água em várias localidades do município.

Impacto no abastecimento e ações de conscientização

A concessionária Rio+Saneamento destacou a importância de combater o furto de água, dado o alto índice de perdas na rede local. Segundo a empresa, de cada 10 litros de água produzidos, seis são desperdiçados, sendo uma parte significativa decorrente de furtos. “A conscientização é essencial para preservar o abastecimento de toda a cidade. A colaboração da população, por meio de denúncias, é fundamental para reduzir as perdas e garantir o acesso regular à água tratada”, destacou a equipe da Rio+.

Denúncias e continuidade da operação

A operação “Gota D’água” teve início em 2023, com foco em identificar áreas de subtração significativa de água, incluindo caminhões-pipa que furtavam água diretamente da rede para revenda. O delegado Ronaldo Andrade Cavalcante e o adjunto Mauro Gonçalves de Souza, da 128ª DP de Rio das Ostras, coordenam a ação, que busca melhorar a eficiência do sistema de abastecimento no município.

Cidadãos podem denunciar irregularidades pelos canais de atendimento da Rio+Saneamento, com anonimato garantido, ajudando a combater o desperdício e assegurar o acesso sustentável a esse recurso essencial.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Prisão em Flagrante: Apenas no momento do crime ou logo em seguida também pode acontecer?

Búzios: 29 anos de emancipação, conquistas e desafios

Praias das Caravelas, Forno, Foca e Tucuns em Búzios mais perto da certificação da Bandeira Azul

Vilarejo Conceito inaugura loja de acabamentos de alto padrão em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!