Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Fiscalização fecha ponto de bebidas adulteradas com metanol em Rio das Ostras

Operação conjunta apreende produtos irregulares, fecha depósito ilegal de gelo e alerta sobre sintomas de intoxicação
Equipes alertam para risco do consumo de bebidas adulteradas e pedem que população colabore com denúncias / divulgação
Equipes alertam para risco do consumo de bebidas adulteradas e pedem que população colabore com denúncias / divulgação

A Prefeitura de Rio das Ostras iniciou nesta quarta-feira (8) uma grande operação de fiscalização para combater bebidas adulteradas e falsificadas, além de coibir a fabricação irregular de gelo no município. A ação envolve a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Procon, Comfis, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar.

De acordo com o procurador-geral Renato Vasconcellos, o objetivo é proteger a população e garantir que produtos irregulares não sejam comercializados. As bebidas apreendidas serão encaminhadas para análise em laboratório no Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor.

A coordenadora executiva do Procon, Michele Mansur, reforçou o risco da substância. “A contaminação por metanol mata. Pedimos à população que denuncie suspeitas de venda de bebidas adulteradas pelos canais do Procon (tel. 2771-6581)”, explica.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, destacou a gravidade do problema. “Nosso país enfrenta um grave problema de saúde pública com a contaminação por metanol, altamente tóxico. Precisamos identificar e retirar esses itens de circulação o quanto antes”, disse.

Durante a fiscalização, também foi identificado um depósito de fabricação ilegal de gelo, sem autorização sanitária, considerado de alto risco para a saúde. Na primeira operação, foram lavrados autos de infração, apreensão e inutilização de bebidas fora do prazo de validade.

Sintomas da contaminação por metanol

Entre os principais sintomas estão: dor abdominal, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão baixa. Casos graves podem evoluir para perda da visão, convulsões, coma e acidose metabólica.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

Espetáculo “Corpos em Canção” celebra o feminino com músicas de Chico Buarque em São Pedro da Aldeia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]