Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Operação no Alemão mobiliza forças de segurança e reforça policiamento na Região dos Lagos

Prefeitura do Rio mantém serviços abertos; 25º BPM de Cabo Frio informa que patrulhamento foi ampliado preventivamente em Búzios e municípios vizinhos
Operação no Alemão mobiliza forças de segurança e reforça policiamento na Região dos Lagos; serviços seguem normais / foto Gabriel de Paiva - Agência O Globo
Operação no Alemão mobiliza forças de segurança e reforça policiamento na Região dos Lagos; serviços seguem normais / foto Gabriel de Paiva - Agência O Globo

A manhã desta terça-feira (28) foi marcada por uma megaoperação policial no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, envolvendo cerca de 2,5 mil agentes das forças estaduais e federais de segurança. A ação, considerada uma das maiores e mais letais da história, resultou na prisão de mais de 100 suspeitos ligados ao Comando Vermelho e na morte de ao menos 64 pessoas, segundo balanço do Governo do Estado. Os números seguem crescendo nesta quarta-feira (29). A Prensa acompanha a divulgação dos números pelo governo estadual.

A operação, que também se estendeu à Penha e a regiões próximas, provocou apreensão entre moradores e impacto na rotina de transporte da capital. Contudo, para os moradores da Região dos Lagos, a Polícia Militar informou que não há registros de reflexos ou incidentes relacionados ao confronto.

Durante a coletiva sobre a operação, o governador Cláudio Castro (PL) criticou o que classificou como uma “ausência de apoio do governo federal” nas ações de combate ao crime organizado no estado. Segundo ele, o Rio “vem enfrentando sozinho o peso de combater facções que atuam nacionalmente”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às declarações afirmando que o governo federal “não se nega a ajudar o Rio de Janeiro”, mas que o enfrentamento à violência exige “planejamento, integração e inteligência, e não ações pontuais que resultam em mais mortes”. Lula acrescentou que o Ministério da Justiça “mantém aberto o diálogo com o governo estadual para cooperação técnica e apoio institucional”.

O 25º Batalhão de Polícia Militar informou que o policiamento em toda a Região dos Lagos (Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama) está reforçado e atuando de forma preventiva. Até o momento, não há qualquer registro de ocorrências relacionadas ao conflito ocorrido na cidade do Rio de Janeiro. “As viaturas estão posicionadas em pontos estratégicos, conforme o planejamento operacional do batalhão, garantindo a tranquilidade e a segurança da população.”, explica a nota. O batalhão destacou, ainda, que segue em estado de atenção máxima, com reforço de patrulhamento nas principais vias de acesso — especialmente nas rodovias RJ-102, RJ-106 e RJ-140.

Transporte intermunicipal e serviços

Apesar da tensão na capital, os ônibus intermunicipais que ligam o Rio à Região dos Lagos seguem circulando, com eventuais atrasos pontuais devido à interdição temporária de trechos da Linha Amarela e da Avenida Brasil durante o início da operação. As linhas da 1001 e Autoviação Salineira informaram que o transporte continua ativo, com saídas reprogramadas conforme o fluxo das estradas.

O transporte de pacientes de Cabo Frio para o Rio de Janeiro foi suspenso nesta quarta-feira (29) devido à continuidade da operação policial que deixou 64 mortos e 81 presos na capital. De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, a decisão — que atinge o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o deslocamento de ambulâncias municipais — foi tomada pela Secretaria de Saúde como medida de segurança para proteger pacientes e servidores diante dos confrontos registrados em diferentes regiões do Rio. Entre os afetados pela paralisação está Sibelly Barreto, moradora de Cabo Frio que utiliza o TFD desde 2021 para realizar tratamento médico especializado na capital.

Prefeitura do Rio mantém serviços em funcionamento

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que os serviços municipais continuam funcionando normalmente, mesmo após a operação. “A primeira mensagem que queria passar para vocês é que o Rio de Janeiro não pode e não vai ficar refém de criminosos que espalham medo pelas ruas da nossa cidade”, disse Paes. “Determinei a todos os órgãos municipais que mantivessem o funcionamento normal e que, obviamente, auxiliassem a população em caso de necessidade. O serviço do BRT, neste momento, está normalizado. Os serviços da prefeitura vão permanecer abertos até o fim do expediente.” De acordo com o prefeito, a cidade segue com escolas, unidades de saúde, BRT e repartições públicas abertas, e equipes da Guarda Municipal atuam em pontos estratégicos para garantir o fluxo de trânsito.

Orientações para moradores da Região dos Lagos
  • Evite deslocamentos não essenciais entre a Região dos Lagos e a capital nas próximas 24 horas.
  • Acompanhe os canais oficiais da Polícia Militar e das prefeituras locais para atualização sobre trânsito e transporte.
  • Translados de saúde e universitários devem ser confirmados com antecedência junto às secretarias responsáveis.
  • Emergências devem ser comunicadas pelos telefones 190 (PM) ou 193 (Bombeiros).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios decreta luto oficial de três dias pela morte de Ângela Barroso

Como a sociedade civil organizada pode mudar o destino do saneamento básico

Velório de Ângela Barroso reúne familiares e amigos, nesta quinta-feira (30) às 16h, em Búzios

Cem Braças, praias de Manguinhos e Rasa: primeiros impactos do saneamento

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]