Instituto Escola do Mar trabalha com ações que promovem o ensino ambiental na Região dos Lagos
A Educação Ambiental tem sido palco de debates frequentes na Região dos Lagos. O local, que é conhecido pelo turismo em suas praias e balneários de fama internacional, também é cercado por Áreas de Preservação Ambiental (APAs), como a Serra de Sapiatiba, a APA de Massambaba e o Parque Estadual Costa do Sol.
Com o intuito de levantar a importância da preservação dos recursos naturais, o Instituto Escola do Mar (IEMAR) realiza encontros online, com o objetivo de promover o conhecimento, em encontros online com ambientalistas e profissionais do meio.
Neste sábado (25), o Instituto promove um meetup online com tema “Educação Ambiental no Turismo”. A transmissão terá a presença da bacharel e mestre em Geografia, Nátalie Chagas, a gestora ambiental e mestre em Turismo e Hotelaria, Leana Bernardi, e a turismóloga Luane Ferreira.
Os interessados podem conferir o debate ao vivo através da página do Facebook: www.facebook.com/institutoescoladomar.
A IEMAR é uma ONG, que desde 2019 já empreendeu mais de 30 projetos, e conquistou seis intercâmbios internacionais, dando visibilidade para a Região dos Lagos nacionalmente e internacionalmente, através de ações de educação ambiental, salvamento marítimo, dentre outras.
No início de 2020, o Instituto realizou a Primeira Colônia de Férias Sustentável de Cabo Frio, que teve como palco a Praia do Peró, a única no estado do Rio a ter o selo de qualidade do Projeto Blue Flag Internacional. Segundo o vice-presidente e co-fundador da ONG, Roberto Pires, na ocasião, participaram mais de 80 crianças, que vivenciaram nove dias de aprendizado.
“Atropelado pelo Covid-19, e a pausa global por ele causado, o Instituto Escola Do Mar se viu forçado a, de imediato, adaptar suas ações vivenciais de educação ambiental, e passou a levá-las através da internet, promovendo Livescom, MeetUp e Conversecom. Todas as ações são capitaneadas pelo Professor Osni Guaiano e seus relacionamentos com o mundo acadêmico e autoridades mundiais. Em paralelo, tudo é sempre alinhado com a missão de educar, conscientizar, respeitar, preservar e aproveitar os oceanos hoje , amanhã e sempre”, comenta o vice-presidente da organização.
Outras infomações podem ser encontradas através do site www.institutoescoladomar.org.br.