Associação Aldeia Diversidade de Combate ao Preconceito LGBTI voltará as atividades em dezembro. A ONG atua na Região dos Lagos
Umas das mais atuantes na lutar por igualdade de direitos e cidadania LGBTI na Região dos Lagos, a Associação Aldeia Diversidade de Combate ao Preconceito LGBTI (ONG Aldeia Diversidade) vai voltar com as atividades a partir do mês de dezembro. Durante uma crise interna, a instituição ficou sendo representada pela Rede TRANSformar, entidade criada recentemente, que assumiu as atividades do Aldeia Diversidade nos últimos anos e dará continuidade a elas.
A atual presidente da ONG, Laysa Jotha, explica que com o retorno das atividades, os novos membros vão escolher a composição da mesa diretora, para assim, dar continuação as ações que já vinham sendo desenvolvidas, respeitando todas as regras e orientações do período da pandemia. Ela explica também que, depois de formalizada, a nova composição da Associação vai estudar como será feito o desenvolvimento das atividades durante este período.
“A ONG da diretoria eleita irá solicitar uma reunião com o Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, para as demandas para pactuar os encaminhamentos psicológicos e jurídicos, além das capacitações”, explicou.
Outra atividade que vai ser desenvolvida pela Aldeia Diversidade é a criação de um Whatsapp próprio, para que haja a interação com a população LGBTI. A atual presidente também conta que, incialmente, alguns membros pensam em voltar com a iniciativa Aldeia Solidária de Natal, que visa a arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos para serem distribuídos a famílias carentes.
De acordo com Laysa, a ONG Aldeia Diversidade também voltará com as questões de prevenção das ISTs para o público LGBTI com informativos e preservativos, em especial para as meninas que trabalham como profissionais do sexo.
História da ONG Aldeia Diversidade
O Aldeia da Diversidade nasceu em junho de 2007 em de São Pedro da Aldeia, para lutar por igualdade de direitos e promover a cidadania LGBT. A ONG Aldeia Diversidade é responsável pelas Paradas do Orgulho LGBTI de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama.
A ONG é filiada a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), membro do Conselho Estadual de Direitos da População LGBTI, do Fórum LGBT Estadual do Estado do Rio de Janeiro e do interior do Rio. É responsável também pelo maior evento de visibilidade e reconhecimento dos artistas e parceiros LGBTI, o Prêmio Aldeia Diversidade de Cidadania LGBTI, Miss Região dos Lagos e Gayroto Região dos Lagos e Rio de Janeiro.
A Rede TRANSFORMAR, primeira rede TRANS da Região dos Lagos, continuará com a pareceria com o Aldeia Diversidade e buscará parcerias de entidades da Região, para garantia de direitos das pessoas trans.