Embora as crianças estejam fora do grupo de risco, casos em cidades da Costa do Sol levaram à internação e até mesmo que causaram mortes
Nas últimas semanas foi possível notar um aumento nos casos positivos do novo coronavírus em diversas cidades do país. Mas um fato tem causado preocupação na população, o número de crianças que apresentaram a doença.
A faixa etária é considerada fora do grupo de risco, e de uma maneira geral, as pesquisas médicas apontam que a infecção pelo vírus se manifesta de maneira leve em crianças, como um resfriado. Porém já há casos nas cidades da Costa do Sol em que foi necessária a internação e até mesmo que causaram mortes.
Um destes casos aconteceu recentemente em São Pedro da Aldeia. O menino Cristian, de 3 anos, viveu momentos aflição pelo contágio com o vírus. De acordo com a mãe, Bianca Meirelles, ao apresentar os primeiros sintomas, a suspeita dos médicos foi de que se tratasse de uma crise de sinusite. Porém, ao realizar o teste quantitativo para a Covid-19, o resultado foi positivo, e dias após, o quadro se agravou levando a um diagnóstico de síndrome inflamatória multi sistêmica.
Bianca contou à Prensa que deu entrada com o filho para internação em uma clínica particular em Cabo Frio e que depois o menino foi transferido para um hospital na capital.
“Ele ficou sete dias na UTI e mais três na enfermaria. O quadro dele foi muito grave, todos os órgãos internos foram afetados, o coração, os rins, o fígado, o pulmão. Foi um milagre de Deus ele sobreviver. A taxa de sangue do meu filho no testes deu em 3 mil, ou seja, a chance de ele ter tido embolia pulmonar era grande”.
A mãe de Cristian ressaltou que a informação que a família recebeu no hospital é de que casos como estes têm aumentado. “No dia que ele recebeu alta, tinha mais um menino lá internado, no mesmo quadro desta síndrome, todas elas provocadas pela Covid-19”.
Casos na Região
A Prensa questionou as prefeituras dos municípios da região. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, desde o início da pandemia foram confirmados 54 casos da doença em crianças de até 9 anos de idade. Duas crianças morreram.
Já em Rio das Ostras, a Prefeitura informou que até esta quarta-feira (10), foram diagnosticados 99 casos de contágio do vírus em crianças, porém todos de forma, nenhum paciente com necessidade de internação.
A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia informou que não há casos notificados de Covid-19 em crianças no momento. As outras Prefeituras ainda não responderam os questionamentos.
A Prensa ressalta a necessidade de conscientização da população em continuar com as práticas de segurança quanto à doença, como o uso de álcool em gel, máscara de proteção e a lavagem das mãos.