Contar a história da Região Serrana a partir das lembranças de seus moradores é a proposta da Oficina Literária promovida pela Cia do Ar – Ações em Cultura. A primeira acontecerá em Nova Friburgo a partir do dia 16 de outubro. A ideia é que o evento se espalhe para outras cidades da Região Serrana. Os interessados podem entrar em contato e obter mais informações em www.alenda.art.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (22) 3066-4606.
A Oficina Literária Histórias Serranas vai oferecer 35 vagas – 15 para interessados em apresentar por escritos ‘causos’ e episódios verídicos de suas comunidades e 20 vagas para ouvintes (que poderão mudar de categoria no final da primeira semana). As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição, com prioridade para professores da rede de ensino e também para outros profissionais e moradores do município. O evento também está aberto para adolescentes que devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis para participarem da Oficina.
Os trabalhos produzidos pelos alunos da Oficina Literária serão lidos e comentados pelo grupo durante o curso e ao final, dois trabalhos na categoria ‘causos’ e dois na categoria ‘episódios verídicos’ serão selecionados para apresentação de fim de curso e reunidos no livro ‘Histórias Serranas’, da Girlam Editores.
Organizada pelo escritor e compositor Arnaldo Luis Miranda, a Oficina Literária vai encorajar os participantes a traduzir essas reflexões em relatos que não apenas povoam a memória individual, mas também enriquecem o imaginário da comunidade. “Acreditamos que cada história pessoal contém aspectos que podem tocar e inspirar os outros. Ao compartilharmos nossas experiências por meio da escrita, criamos uma rede de compreensão e empatia. Cada pessoa tem seu modo pessoal de contar uma história”, diz Miranda.
Oficina tem origem em romance com ‘causos’ da Região Serrana
A oficina tem origem no trabalho de Arnaldo Luis Miranda, o romance musicado ‘A lenda do senhor de Los Sueños – uma fábula provinciana em tons quase épicos’, coleção de seis volumes que conta a história de um velho poeta e andarilho cantador, conhecido por D. Qx de Los Sueños. O personagem perambula por diferentes paisagens da Região Serrana até desaparecer misteriosamente na cabeceira do rio Macaé, deixando para trás um rastro de narrativas fabulosas e desencontradas que o transformam em uma verdadeira lenda para o povo simples dos lugares por onde passou.
A criação da Oficina Literária visa recolher narrativas dos diferentes municípios serranos que possam, eventualmente, ser aproveitadas pelo autor, a fim de que o romance – atualmente em fase de revisão -, “apresente aos leitores variados aspectos das belezas humanas e naturais da região, bem como estimular o exercício da escrita e fazer o registro de acontecimentos marcantes que perduram na memória oral da comunidade, valorizando sua história e a importância de que seja difundida junto às novas gerações”.
Nova Friburgo recebe a 1ª edição da Oficina Literária
A primeira edição da Oficina Literária Histórias Serranas acontece em Nova Friburgo a partir do dia 16 de outubro com duração de duas semanas, das 18h30 às 21h30, de segunda a quinta-feira, na Academia Friburguense de Letras. Inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 10 de outubro, pelo telefone (22) 3066-4606, e-mail [email protected] ou pelo site www.alenda.art.br.
O evento de encerramento da Oficina Literária será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, para convidados.