A Prefeitura de Cabo Frio realizou uma ação conjunta para a remoção de um muro construído de forma irregular na Faixa Marginal de Proteção (FMP) do Rio São João, em Tamoios. A estrutura, antiga, estava em uma área onde novas ocupações são proibidas por lei, por se tratar de uma infração ambiental gravíssima.
A ação envolveu as secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, e de Segurança e Ordem Pública, com apoio da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, da Guarda Marítima e Ambiental, do Grupamento da Guarda Civil de Tamoios e da 8ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm). Os secretários de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, e de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, estiveram presentes na vistoria.
No momento da fiscalização, a equipe identificou a estrutura irregular e foi informada por moradores sobre a possível venda do terreno, localizado em área de preservação. Para evitar que outras pessoas fossem lesadas, acreditando que poderiam ocupar o espaço, a Prefeitura determinou a retirada do muro, que também comprometia a paisagem natural do Rio São João.
A área será cercada e receberá o plantio de vegetação nativa, garantindo a recuperação ambiental e permitindo que o espaço seja utilizado de forma segura e consciente pela comunidade local.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas diretamente à Secretaria de Meio Ambiente pelo número (22) 3199-1333/ [email protected], ou à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.