Menu

Cidades

Ocupação de leitos chega a 90% e Casimiro recua na flexibilização

Hospital de campanha que seria inaugurado pelo governo estadual em Casimiro de Abreu, começou a ser desmontada no início do mês, dia 2 de julho.

Foto: Paulo Henrique Cardoso/Inter TV RJ

O prefeitura de Casimiro de Abreu publicou novo decreto com regras recuando a flexibilização das atividades econômicas no município. As novas medidas começam a valer nesta quarta-feira, dia 15. 

A decisão foi tomada com a Comissão de Enfrentamento da Covid-19, após reunião com o Ministério Público e a Defensoria Pública, realizada esta semana. De acordo com o decreto, será permitida apenas a abertura dos estabelecimentos incluídos no setor 1 da bandeira amarela do plano de flexibilização.

A medida foi baseada no aumento dos casos de pacientes internados por covid-19 no município nas últimas semanas. Atualmente, a taxa de internação é de 90%, incluindo pacientes eventualmente transferidos para unidades de saúde de outros municípios por meio da regulação de vagas do governo do estado.

Veja mais matérias sobre Casimiro de Abreu

Hoje, o município está no setor 3 da bandeira amarela. De acordo com o plano de flexibilização, com a taxa de ocupação de leitos superior a 80%, a cidade deveria retornar para a bandeira vermelha, com maior restrição das atividades comerciais do que a bandeira amarela. No entanto, muito preocupado com a situação que o comércio vem enfrentando, o prefeito e a comissão apresentaram ao Ministério Público e a Defensoria Pública a possibilidade da flexibilização recuar apenas até o setor 1 da bandeira amarela.

Além da preocupação com o avanço dos casos sérios que precisam de internação, o prefeito Paulo Dames está muito apreensivo com a questão econômica do município.

A proposta está de acordo com o Ministério Público e com a Defensoria Pública, que, entretanto, apontaram uma série de recomendações. Todas as orientações da justiça serão publicadas no Portal da Transparência Covid-19, no site da Prefeitura.

Fica proibido o funcionamento dos estabelecimentos e das atividades previstas nos setores 2 e 3 do plano de flexibilização:

– Lojas de perfumaria e produtos de beleza;
– Lojas de produtos de confecção e de roupa de cama, mesa e banho;
– Gráficas;
– Bares e Depósitos de bebidas em geral;
– Agências de veículos em geral;
– Academias, estúdios de ginástica, dança, atividades terapêuticas e prática;
 – Box de crossfit;
– Centros de natação;
– Ambulantes;
– Turismo incluindo atividades em grupo ao ar livre;

Estabelecimentos permitidos no setor 1 da bandeira amarela:
– Lojas de equipamentos e peças para manutenção e reparos em geral, compreendendo loja de celulares e congêneres;
– Papelarias;
– Escritório de advocacia, contabilidade, imobiliário e congênere;
– Serviços de saúde em geral;
 – Óticas;
 – Condomínio industrial;
 – Lojas de aviamentos e tecidos;
 – Lojas de roupas e calçados;
 – Lojas de departamentos;
 – Salão de beleza, barbearia e serviços de estética.

Hospital de Campanha e promessa de mais leitos para COVID-19

Enquanto Casimiro de Abreu anuncia a taxa de internação é em 90%. A estrutura do hospital de campanha que seria inaugurado pelo governo estadual em Casimiro de Abreu, para aumentar o número de leitos, começou a ser desmontada no início do mês, dia 2 de julho.

O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Alex Bousquet anunciou na época que o governo desistiu de concluir as unidades em Casimiro de Abreu e em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

As unidades seriam usadas para atender pacientes infectados com Covid-19. Depois de meses de atraso para a entrega, o governo chegou a divulgar novos prazos de inauguração, mas agora que apenas outras unidades que já estão em processo de construção em Duque de Caxias, Nova Friburgo e Nova Iguaçu serão concluídas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado