O arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia, responsável pelo Estilo Búzios de arquitetura, acaba de ganhar um tributo à altura de sua obra. O livro Octavio Raja Gabaglia – O Criador do Estilo Búzios, escrito pelo jornalista Victor P. Viana e realizado pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, será distribuído para amigos e personalidades em homenagem aos 80 anos do arquiteto e dos 60 anos da sua obra: o icônico gênero arquitetônico reconhecido como marca da cidade e reproduzido mundialmente.

Em formato 21×28 cm, capa dura, a obra mistura ensaio biográfico e livro de arte, com fotos de arquivo de Octávio e atuais do Tauanã Guarino, que mostram a paixão de Otavinho, como é conhecido pelos amigos, pelo balneário e pelos projetos que em conjunto deram origem ao estilo que mantém até hoje a identidade de Búzios. Com 160 páginas e textos em português, acompanhados de resumos em inglês, o livro percorre a infância do arquiteto, suas aventuras como jovem sonhador e a decisão de ficar em Búzios, onde se tornou figura central na definição do traçado urbano e na preservação da paisagem. O documento visa ainda a disseminação do legado de Octávio, com uma espécie de manual da arquitetura do Estilo Búzios, que pode ser usado como inspiração para uma nova geração de arquitetos perpetuar a atmosfera do balneário.


Octávio, que conduziu como secretário de Desenvolvimento Urbano, o primeiro Plano Diretor do Município de Armação dos Búzios, é responsável ainda pelo projeto da famosa Rua das Pedras, do Porto da Barra, da Lagoa da Ferradura, além de hotéis, casas e clubes no balneário. Ele assina mais de três mil projetos, não só em Búzios, como inclusive em outros países.
“Ele é o homem que pensou a cidade e colaborou para que Búzios se tornasse o sucesso que é hoje, atraindo cultura, experiências e um estilo de vida único. As intervenções e limitações que ele estabeleceu, como o limite de dois andares, foram decisivas para a preservação da paisagem urbana”, destaca Vitor P. Viana, jornalista e autor do livro.
Mais que arquiteto, Octavio é retratado como personagem plural: o urbanista, o ativista, o político e o homem público que colocou seu talento a serviço do lugar que escolheu para viver. No livro há espaço também para o Octavio folclórico — aquele que já circulou de pareô e flor atrás da orelha, e que hoje, de roupa social, ainda repete seu lema: “Por Búzios tudo! Salvo a honra!”.
A capa, com foto do arquivo pessoal do homenageado, mostra-o na proa de sua embarcação Barracuda Velha, símbolo de sua eterna vanguarda. “Assim como nessa imagem, ele sempre esteve na proa — seja na arquitetura, no urbanismo, no ativismo ou na política”, resume Viana.
O livro reúne depoimentos de familiares, amigos e admiradores, além de recortes de jornais e revistas que compõem um retrato histórico e afetivo do arquiteto. “Não é uma biografia tradicional. É um ensaio biográfico e analítico, mas também uma obra leve e humana, que mostra quem ele é e o que representa”, explica o autor.
Embora mergulhe no passado, a obra também aponta para o futuro. “O livro termina como um olhar adiante. Octavio está vivo e atuante, e sua visão continua atual. Pode servir de inspiração para outras cidades que buscam conciliar crescimento e preservação”, afirma o autor.
Com o vento, o sol e o mar de Búzios como cenário, Octavio Raja Gabaglia – O Criador do Estilo Búzios é, ao mesmo tempo, memória, celebração e convite à reflexão sobre o poder de uma ideia — a de que arquitetura e natureza podem, juntas, criar uma cidade inesquecível.
O projeto gráfico é assinado por Alan Câmara, com diagramação e arte final de Gustavo Enne e fotografias de Tauanã Guarino. “Foi um trabalho feito com rigor técnico, mas também com o coração. Todos sabiam da importância de registrar a trajetória do Octavio”, afirma Viana.




