O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que está em andamento um conjunto de obras de infraestrutura na Região dos Lagos, totalizando mais de 38 km de intervenções em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios. Os projetos são executados pela Secretaria de Estado das Cidades, em parceria com as prefeituras.
Em Cabo Frio, o plano de reurbanização contempla 10,4 km de melhorias nas principais vias centrais. As avenidas Teixeira e Souza e Júlia Kubitschek já receberam pavimentação, enquanto os trabalhos seguem na Avenida Assunção. Além do novo asfalto, a intervenção inclui requalificação das calçadas e implantação de sinalização horizontal. O investimento é estimado em R$ 5 milhões, com previsão de conclusão até o fim de setembro.
Em São Pedro da Aldeia, foram concluídas as obras no bairro Colina e na Estrada da Boa Vista. Segundo a secretaria, 18 ruas foram revitalizadas no Colina, beneficiando cerca de 13 mil moradores, em um total de 11 km de extensão. Já na Estrada da Boa Vista, foram realizados serviços de drenagem, pavimentação e calçamento em 6 km da via.
Em Búzios, a Estrada da Fazendinha passa por pavimentação, drenagem e sinalização viária em mais de 11 km de extensão, abrangendo a Estrada Álvaro Elídio e a Rua Dracena.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), as obras têm como objetivo ampliar os investimentos fora da capital: “A Região dos Lagos é uma área muito importante, principalmente na área turística. Essas obras reforçam o compromisso de trazer infraestrutura e qualidade de vida para moradores e visitantes”.
O secretário das Cidades, Douglas Ruas, destacou que a estratégia é descentralizar os recursos: “Trabalhamos para chegar a todas as regiões do estado, reduzindo tempo de deslocamento e ampliando oportunidades para a população”, afirmou.