Pular para o conteúdo
Search

Obras na Jose Bento Ribeiro voltam após longo tempo parada

Foto: Prensa de Babel
Um dos trechos mais críticos da Avenida  deteriorado por água e esgoto lançando a céu aberto.  Foto: Prensa de Babel

Após anos e uma grande expectativa da população, as obras de revitalização da José Bento Ribeiro Dantas, em Búzios, voltará. A intervenção  será  realizada entre a Tartaruga e o Trevo da Barbuda. A obra está sendo feita em duas etapas, são dois ativos da Caixa Econômica Federal.  As obras já haviam sido anunciadas ano passado e, segundo o poder público municipal,  a razão da demora é  que a empresa que ganhou a licitação para as obras faliu, deixando as reformas paradas por um longo período.

A Prefeitura afirma que a  empresa anterior não chegou a receber pelo trabalho,  o valor destinado só seria liberado pela Caixa Econômica com o inicio das obras.  O processo licitatório foi refeito e uma nova empresa assumiu as obras da José Bento.  As reformas só não iniciaram, de acordo com o secretário de obras, Paulo Abranches, porque  ainda há uma questão do esgoto no entorno do trecho entre a Tartaruga e a Barbuda. “Resolvendo o esgoto a obra é iniciada”, afirma Abranches.

As obras, segundo o secretário, não ficam prontas até o próximo Verão, entretanto será uma obra com grande ganho na mobilidade da cidade, que terá ciclovias, ciclo faixas, etc.

O trecho que receberá essa primeira intervenção está entre os mais críticos da Avenida e se encontra deteriorado pela força da água da chuva e também lançamento de esgoto a céu aberto, além da invasão do espaço público.

Entenda a questão do esgoto:

A limpeza do local e posterior troca das manilhas da rede fluvial na área que inevitavelmente receberá o resultado das chuvas –  por ser mais baixa, a Vila Caranga, revelaram algo que já era de conhecimento de muitos moradores da localidade. Grande parte da população, apesar da possibilidade de ligar o esgoto a rede municipal, teria ligado à rede de drenagem de água das chuvas que deságua na Lagoa do Canto. O resultado: um ecossistema degradado.

De acordo com o secretário de obras públicas e saneamento de Armação dos Búzios, Paulo Abranches, o projeto das obras de saneamento começou em 2016 e no mesmo período se começou a exigir da ProLagos, concessionária que administra o esgoto municipal, que organizasse uma rede de efluentes na área.

“Para conseguirmos arrumar toda a área é necessário que os moradores liguem seus esgotos a rede coletora Já existente do município e não na rede de manilhas que leva a água da chuva para a Lagoa. Isso é de extrema importância. As pessoas têm que se conscientizar”, explica o secretário.

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.