Estrutura atual será demolida para construção de uma mais moderna, segundo o prefeito Welberth Rezende
O atual Terminal Cehab, no Parque Aeroporto, em Macaé, será demolido para construção de uma nova estrutura. O anúncio foi feito pela prefeitura na terça-feira (31). A obra inclui fornecimento de material, mão de obra e equipamentos em uma área de 1.659,40 metros quadrados. A obra terá custo de R$ 5.064.022,47 e será feita pela empresa Delfiss Engenharia LTDA, que venceu a concorrência pública.
Segundo o prefeito Welberth Rezende, “não se trata de uma reforma, mas da troca de toda a estrutura, por uma estrutura moderna, bonita. Esta é a vigésima sétima obra que damos andamento em Macaé e uma intervenção esperada pela população”. A previsão de término é de 12 meses, mas poderá ser antecipada, conforme destacou o chefe do executivo durante uma visita técnica ao terminal.
De acordo com o prefeito, a partir desta semana, a empresa começa os serviços preliminares, que são: construção de galpão de oficinas, tapumes e placa de obra. Além disso, locação, transporte, movimentação, rodízios, montagem e desmontagens de andaimes, retirada de entulhos, escavações, reaterros, cargas e descargas e aluguel de plataforma pantográfica.
O secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, explicou que haverá demolições e remoções dos quiosques existentes, as estruturas metálicas e cobertura. “A nova estrutura metálica será com proteção, incluindo a execução de estrutura em concreto armado para os quiosques e construção de nova cisterna”, citou.
“Essa é uma obra em parceria com a Mobilidade Urbana que inclui adaptação do espaço com acessibilidade e recuperação da pavimentação e execução de novas instalações hidrossanitárias e elétricas contendo louças, metais e iluminação do terminal”, completou o secretário de Obras, Felipe Bastos, destacando que o projeto também prevê a execução de novos revestimentos de parede, teto e piso abrangendo emboço, pintura e revestimento cerâmico. “Novas esquadrias e ferragens para os quiosques, nova cobertura, pintura geral e plantio de espécies vegetais segundo paisagismo também serão realizadas”, ressaltou.
Também serão realizados serviços de demolições de alvenaria, remoção de pavimentos em intertravado, demolição de estrutura metálica, de piso em ladrilho, arrancamentos de grades e portas, retirada de azulejos e remoção de coberturas em telhas, além de retirada de calha e condutores.
Serão promovidos serviços de construção de estruturas metálicas novas com fundação, estruturas de concreto com fundação, construção de cisterna e impermeabilização de cisterna. Na parte de esquadrias e ferragens haverá instalações de portas de alumínio, janelas de alumínio, vidro temperado, colocação de gradil e guarda corpo metálico.
A pintura será acrílica sobre paredes, além da execução de pintura sobre ferro e serviços complementares que abrangem letreiro em inox, meio fio, pintura de meio fio, plantio de grama e banco de concreto.
Segundo o memorial de contratação da empresa de construção civil, a execução dos serviços obedecerá rigorosamente às informações constantes do projeto básico.
Os próximos terminais a receberem as invenções são Lagomar e, posteriormente do Parque de Tubos. As informações sobre a obra podem ser encontradas no Portal da Transparência por meio deste link.
Limpeza dos terminais
Desde segunda-feira (30), a Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou uma nova rotina de limpeza e conservação dos terminais rodoviários urbanos. Foi realizada uma faxina geral para dar melhores condições de uso para a população. A partir de agora, os terminais contam com uma equipe diária para a manutenção dos banheiros e áreas de uso comum.