No total, serão seis estruturas: quatro decks e duas pontes. O primeiro deck já foi construído, e a obra do segundo está em andamento. A Lagoa da Ferradura, em Búzios, recentemente passou por uma reordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com o objetivo de se tornar, de fato, um local turístico e de contemplação para visitantes e moradores.
A equipe do Ambiente já realizou a remoção de resíduos sólidos e a reposição de 150 espécies nativas. Também está sendo feita a estruturação da trilha, com placas informativas. O secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, destaca: “Estamos realizando ações que promoverão um novo olhar sobre a Lagoa da Ferradura. Restaurando os principais decks da lagoa, removemos os resíduos sólidos descartados no entorno e instalamos placas de Educação Ambiental. Pedimos a toda a população que nos ajude a manter limpa e organizada a nossa principal lagoa no Centro da cidade, um ambiente cheio de vida e bem preservado, que serve de suporte para várias espécies da nossa fauna nativa. A lagoa é um refúgio natural de diversas aves e um lugar maravilhoso para realizar trilhas e ações de educação ambiental. Nossa intenção é manter um programa de manutenção dos corpos hídricos da cidade e fomentar o ecoturismo. A partir da nossa proposta de trilhas e educação ambiental, o Búzios Eco Trail poderá ser muito mais ampliado, com o apoio também das nossas lagoas.”
Segundo a Prefeitura de Búzios, essa ação reforça o compromisso de cuidar e preservar as áreas ambientais do município, tornando-as locais seguros, agradáveis e propícios à contemplação da natureza.