A obra de implantação da rede separadora de esgoto, uma tubulação exclusiva para coletar e direcionar os resíduos para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro de Cem Braças, em Búzios, está parcialmente paralisada há 15 dias.
A interrupção afeta especificamente a frente executada pela Prolagos, concessionária que realiza o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Região dos Lagos, responsável pela instalação da nova rede separativa no bairro. A empresa teria redirecionado a equipe para um outro serviço emergencial e não retornou conforme o previsto na última segunda-feira (4). O novo prazo, de acordo com o município, está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto.
A obra em Cem Braças é dividida em três frentes distintas. A primeira é justamente a implantação da rede separativa de esgoto, de responsabilidade da Prolagos. Já a ligação das casas à nova rede, assim como a recomposição do pavimento de paralelepípedos das ruas abertas, ficam a cargo da Prefeitura de Búzios. De acordo com a administração municipal, essas duas etapas seguem em andamento dentro do cronograma, mesmo com a ausência temporária da concessionária.
O projeto da Prolagos prevê a construção de cerca de 5 quilômetros de rede separativa e a instalação de 126 poços de visita (PVs). A expectativa é que 274 imóveis do bairro estejam conectados ao novo sistema após o fim da implantação.
A intervenção teve início em 10 de junho de 2025. Com a conclusão das obras, os imóveis poderão ser conectados diretamente à nova rede, o que contribui para o fim de fossas sépticas e para a preservação ambiental da região.