Em resposta à uma demanda antiga da população, o Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia, está recebendo um sistema de captação de esgoto em tempo seco. Com 60 metros de coletor já instalados, a obra, que começou na última terça-feira (5), é conduzida pela Concessionária Prolagos e visa reduzir o transbordamento de esgoto, promovendo benefícios ambientais e de saúde para a comunidade.
Sistema de Captação e Infraestrutura de Saneamento
A obra utiliza manilhas de grande diâmetro para a criação de poços de visita (PVs), que direcionam o esgoto a uma elevatória. Este sistema, em PVC e com bombas específicas, encaminha o material para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, ampliando a capacidade de saneamento da cidade. Segundo Henrique César Coutinho, supervisor da obra, o projeto proporcionará uma captação de 100% do esgoto, eliminando o mau cheiro e melhorando a qualidade de vida dos moradores.
Expansão e Impacto Ambiental
O Canal do Mossoró é um ponto estratégico no cinturão de proteção da Lagoa de Araruama. Com a conclusão desta obra, a Prefeitura já planeja novas intervenções em locais como o Rio Piripiri e outras áreas do município, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.