Search
Degradê com CSS

Obra de Amílcar Cabral é tema da Jornada de Integração Cabo Frio–África

Essa é a 8ª semana de atividade virtual da Jornada de Integração Cabo Frio –África.
Essa é a 8ª semana de atividade virtual da Jornada de Integração Cabo Frio –África.

Debate sobre a vida e história de um dos maiores líderes do continente africano reuniu cerca de 200 pessoas em atividade virtual

A obra de um dos maiores líderes do continente africano, Amílcar Cabral, foi o tema da 8ª semana de atividade virtual da Jornada de Integração Cabo Frio –África. A programação reuniu, na segunda-feira (12), cerca de 200 pessoas, entre elas representantes da Secretaria de Educação, o prefeito, José Bonifácio, e o comandante Pedro Pires, primeiro chefe de governo em Cabo Verde, após a independência em 5 de julho de 1975.  O encerramento da Jornada será no próximo sábado (17), com um encontro literário às 16h, nas redes sociais da Prefeitura de Cabo Frio.

Amílcar Cabral era revolucionário guineense que idealizou e pavimentou caminhos para a independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde.  O poeta, político, agrônomo e teórico marxista foi assassinado em 1973. A discussão sobre Amílcar Cabral começou com a provocação do mediador do encontro, o coordenador da Jornada pela Secretaria de Educação, professor Adriano Vieira.

“Amílcar Cabral era uma liderança com o pensamento engajado voltado diretamente para a vida cotidiana, expressando um nacionalismo que contém uma estratégia de luta pela independência, ancorada na questão da cultura. E ressaltando as epistemologias africanas, ressignificando as ideias próprias dos saberes coloniais, entrelaçando-as com o passado africano anterior”, explicou.

A partir dessa reflexão, a palavra foi entregue aos participantes que debateram o tema de forma profunda com a participação ativa do comandante Pedro Pires, contemporâneo de Amílcar e que comemorou a proximidade entre Cabo Frio e Cabo Verde.

“Pelo menos para alguma coisa serviu a pandemia, é forçar-nos a utilizar mais os meios de comunicação modernos, ultrapassar as viagens e de uma forma prática e acessível nos conectar uns com os outros”, comentou.

Pedro Verona é atuante nas lutas políticas educacionais, pelos direitos humanos, das mulheres e na luta antirracista. Estudou na faculdade de Ciências de Lisboa, combatente pelas causas dos povos africanos, companheiro de luta ao lado de Amílcar, depois da independência de Cabo Verde, em 5 de julho de 1975. Ele chefiou o primeiro governo de Cabo Verde, como deputado eleito, e posteriormente foi eleito presidente daquele país em 2001, e reeleito em 2006. Atualmente se dedica à presidência da fundação Amílcar Cabral e do instituto Pedro Pires para lideranças.

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio também participou do encontro enquanto aguardava a homenagem que receberia logo em seguida, na Câmara Municipal de Caxias. Ele celebrou a participação de tão grandes personalidades na busca de integração com os países da África que falam português.

“A inclusão no currículo escolar da história e cultura de África é de grande importância. Estamos preparando na biblioteca de Cabo Frio uma estante em destaque, e vou ouvir a opinião dos gestores do local, para os livros africanos de língua portuguesa e aqueles que contam a história do continente”, explicou.

Estavam presentes ainda, a professora sênior de literaturas africanas de língua portuguesa e estudos comparados de língua portuguesa da Universidade de São Paulo, Simone Caputo Gomes; as professoras doutoras Vera Duarte e Carmen Lucia Tindó; o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre e o Cônsul de Cabo Verde, Pedro Antònio Santos.

Aqueles professores que se inscreveram para participar do momento de debate e assinaram o formulário de presença, receberão certificação da Coordenadoria de Formação Continuada.

A íntegra do encontro está disponível em vídeo no Youtube e no Facebook da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!