A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou as declarações feitas pela vereadora Gladys na última sessão da Câmara Municipal de Búzios. No discurso, Gladys se referia a um advogado com quem possui uma divergência pessoal, mas acabou generalizando. Afirmou que “tem advogado que nem pra soltar bandido que roubou chiclete nos mercados serve”, e chegou a dizer um palavrão ao se referir à categoria. A 61ª Subseção da OAB, de Búzios, considerou a fala um desrespeito à classe dos advogados.
A nota divulgada pela OAB é assinada pelo presidente da 61ª Subseção, o advogado Márcio José Teixeira de Sá. No documento, a OAB “manifesta seu veemente repúdio à fala indecorosa e desrespeitosa da Senhora Vereadora Gladys, proferida na Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Armação dos Búzios, em virtude de palavras proferidas, onde desrespeitou a Classe dos Advogados”.
Gladys estava reclamando de ter sido processada nove vezes por um advogado da cidade.
“Tem advogado que nem pra soltar bandido que roubou chiclete nos mercados serve. Advogadozinho de ‘merda’. Que nem montar um escritório tem capacidade. Aí tem que vir para a Câmara solicitar emprego. Eu não. Eu tenho o melhor juiz, que é Deus, e abaixo de Deus, tenho a melhor advogada. Quando eu levei esse processo eu estava orando por ele. Tentei ir na casa dele duas vezes. Enquanto eu estava orando, ele estava fazendo nove processos contra mim – disparou a vereadora.
A OAB considerou a fala como um “fato grave”, que “fere a dignidade de todos advogados e advogadas”.
“Não é aceitável que figuras públicas, no exercício de um poder delegado pelo povo, se utilizem do poder parlamentar para fazer esse tipo de manifestação num claro desrespeito à classe dos advogados. A OAB Buzios aguarda uma nota de reparação por essa agressão feita a todos(as) advogados(as) e advogados”, diz ainda o documento.
Veja a nota da OAB de Búzios na íntegra.
“A Sexagésima Primeira Subseção da OAB-RJ de Armação dos Búzios, por meio do Presidente Dr. Márcio José Teixeira de Sá, manifesta seu veemente repúdio à fala indecorosa e desrespeitosa da Senhora Vereadora Gladys, proferida na Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Armação dos Búzios, em virtude de palavras proferidas, onde desrespeitou a Classe dos Advogados.
Portanto, diante da gravidade dos fatos veiculados, a OAB Búzios lamenta e repudia, com veemência, a declaração lançada, que fere a dignidade de todos advogados e advogadas.
Não é aceitável que figuras públicas, no exercício de um poder delegado pelo povo, se utilizem do poder parlamentar para fazer esse tipo de manifestação num claro desrespeito a classe dos Advogados.
A OAB Buzios aguarda uma nota de reparação por essa agressão feita a todos(as) advogados(as) e advogados”.