Advogados, vereadores e comunidade se mobilizam em frente ao fórum de Búzios para exigir mudanças no sistema judiciário local
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Búzios convocou um ato em frente ao fórum da cidade, marcado para o dia 2 de maio às 11h, com o intuito de sensibilizar o Estado quanto à necessidade de juízes fixos no município. Além dos advogados locais, são aguardados a presença de vereadores, representantes da sociedade civil organizada e toda a comunidade.
O presidente da OAB-Búzios, Osmar Barbosa, esclarece que o objetivo não é protestar contra os magistrados ou servidores da justiça, mas questionar o atual sistema em que os juízes que atendem Búzios não são exclusivos do município, sendo titulares e residindo em outras cidades. Desde o ano passado, a 1ª vara está sem juiz titular há mais de três anos, e na 2ª vara, desde o ano passado, o que resulta na presença de um juiz da 1ª vara apenas uma vez por semana na cidade.
“A ausência de juízes fixos, mesmo sendo todos capazes, tem ocasionado morosidade no andamento dos processos judiciais, prejudicando a sociedade em geral. Profissionalmente, advogados têm perdido clientes e demandas públicas encontram-se estagnadas, levando alguns profissionais a deixar a cidade em busca de melhores condições de trabalho. ”, explica Osmar, e completa: “a expectativa é que toda a cidade se engaje no ato, visto que se trata de uma questão que afeta a todos os cidadãos buzianos. ”