Pular para o conteúdo
Search

O verde da vida

A manutenção pela preservação e a conscientização da natureza marcam o Dia Nacional da Árvore.
Parque Nacional da Tijuca - ICMBio

A árvore é uma das mais importantes riquezas naturais. São diversas espécies existentes ao redor da Terra e elas são fundamentais para regular a umidade do ar e a temperatura, produzir oxigênio durante a fotossíntese, produzir frutas e ser abrigo para os animais. Algumas podem servir como base na preparação de chás e medicamentos.

O Brasil abriga uma das floras mais diversas e exuberantes do planeta. Dados do Sistema Nacional de Informais Florestais (SNIF), apontam que são pelo menos 7.800 espécies de árvores nativas no país.

Devido à pressão sobre as florestas, muitos ecossistemas são modificados e destruídos, levando muitas espécies ao perigo de extinção. Com a finalidade de alertar e conscientizar a sociedade, o dia 21 de setembro é marcado pelo Dia da Árvore em todo território nacional.

Árvore, em Armação dos Búzios. Foto: Mariana Couto/Arquivo pessoal

A data foi criada no Brasil pelo presidente Castelo Branco, que sancionou um decreto-lei em 1965. E escolhida por ser próxima a chegada da primavera no país.

Esse dia vai além de um ato simbólico para distribuição e plantio de mudas, mas deve ser visto como um dia para refletir sobre as ações depreciativas em relação ao meio ambiente e com objetivo de discutir sobre a preservação e a criação de políticas públicas para combater a exploração ilegal e o desmatamento.

“É muito importante que a gente promova uma grande reflexão. É muito mais barato manter do que revegetar, revitalizar. E como sugestão, uma fiscalização mais intensa, preventiva e punitiva, utilizando a educação ambiental como ferramenta poderosa como atingir esses objetivos.”, afirma o biólogo Eduardo Pimenta.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Shopping Plaza Rio das Ostras realiza última feira de adoção de cães e gatos do ano neste sábado

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

Firjan SESI encerra inscrições para projetos culturais neste domingo (24)

Feira “Bora Trabalhar” promete oportunidades e conexões em Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.