Pular para o conteúdo
Search

 

Rafael Alvarenga é professor e cronista esportivo
Rafael Alvarenga é professor e cronista esportivo

A maior notícia do esporte brasileiro nos últimos meses não foi a contratação ou venda de atleta, levantamento de taça ou classificação para mundial. Foi algo trágico: o Brasília não disputará o NBB (Novo Basquete Brasil) 2017/18 por falta de garantias financeiras. Ocorre que a (LNB) Liga Nacional de Basquete exige que os clubes apresentem nos seus cofres a quantia mínima de R$ 1,2 milhão como garantia de que permanecerão na competição até o fim. Ou seja, a coisa é uma espécie de confraria onde o ingresso custa caro.

As alegações da LNB para tal prática são diretas e indiretas: As cotas de TV ainda são pequenas, ao contrário do que se pensava o basquete nacional não se popularizou tanto quanto o vôlei, as seleções brasileiras da modalidade jamais foram as mesmas depois de Hortência e Oscar.

Fato é que tudo é muito frágil. Pois se outras quatro equipes apresentassem as mesmas dificuldades financeiras não teríamos o NBB 2018/17! Mas os cartolas do esporte estão esperando que a seleção brasileira brilhe! Ganhe um ouro olímpico, sagrando-se um dream team latino, para que então jorre dinheiro no basquete nacional e tudo funcione bem.

Esquecemos da base do esporte no país e não entendemos porque as seleções brasileiras de basquete andam tão mal das mãos (a feminina não se classificou para o Mundial em 2018 e a masculina não deve ir para os Jogos Pan Americanos de 2019).

Um caminho: jogar uma pá de cal nas Confederações. Os clubes precisam se unir politicamente, criar Ligas independentes e buscar patrocínios sem alimentar os abutres. O problema é político! São as velhas estruturas político-administrativas e viciadas que precisam ser abandonadas para desmoronar.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.