Pular para o conteúdo
Search

No período de crise qual estamos agora, o ser saudável é muito difícil, se manter saudável mais ainda. No meio de uma troca de ideias, um homem me surgiu com o questionamento de porque de um tempo pra cá, tenho estado tão acessível, para abraços, beijos e atitudes carinhosas, e eu até então não tinha me questionado sobre.

Até que ontem eu li uma coisa, que dizia basicamente que o toque te torna mais humano, de certa forma te dá um retorno sobre alguma coisa, o que é a proximidade, retornos são bons e carinhos também. Antes eu desejava desvincular a mulher forte, da parte sentimental, hoje eu entendo que sou a mulher sentimental é forte.

Trata-se o carinho como algo impróprio, as trocas corporais, de toque, torna o corpo pecaminoso. As trocas em formatos de preocupação ou palavras são tratados como algo que deve ser escondido, quando o mesmo salvou minha vida, e a de muitos outros.

Na atual conjuntura política, leio notícias e me sinto despida, fragilizada, e encontrar alento seja em abraços ou mensagens carinhosas, me mostraram um novo caminho para a resistência.

Continuar sendo aquela mulher intocável, que parece imbatível, seja em manifestações ou em poesias, me levou a total fragilidade, entender e dividir minhas sensibilidades me mantiveram lúcida.

O carinho está ligado a conseguir ouvir o outro, a dedicação está em saber que é um momento de luta, e mesmo assim sorrir a desconhecidos na rua, a empatia deve ser dada a quem sofre, e muitas vezes é esse o caminho, entender que existem humanos atrás da resistência, que existem pessoas mantendo movimentos e militância, que mesmo tendo pensamento político e crítica, aquela voz, aquela fala, ainda é de uma pessoa.

O sentimento, a sensibilidade, tem a capacidade de fortalecer coisas, e estando armada disso me sinto capaz de voltar e muitas vezes, sensibilidade e sentimentos podem ser voltados para você mesmo, o auto perdão, é melhor que a auto mutilação.

Toque, abrace, diga, olhe. Eles querem máquinas, irracionais, e compulsivas e ser SENTIMENTAL na era digital é quebrar o código de silenciamento.

Eu volto a escrever depois de ter tentado desistir.

 

*Talytha Selezia é artista e mulher preta

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.