Presidente do Convention Bureau anuncia a criação do Pacto da União das entidades empresariais de Búzios
Na última quarta-feira, 08, durante o Ciclo de Palestras promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), realizado no Hotel Atlântico, o empresário Thomas Weber, presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau (BC&VB)e também do o SindSol, anunciou a criação do Pacto da União de entidades empresariais para a recuperação do desenvolvimento econômico da cidade de Búzios, reunindo em uma só sede, o Búzios Convention, SindSol, Associação de Hotéis de Búzios, Associação Comercial e Empresarial de Búzios e Associação de Pousadas de Búzios ( APB ). De acordo com Weber, esta união vai otimizar tempo, força de trabalho e objetivos, além, é claro, do fortalecimento da representação através da união dos empresários.
Esse novo projeto, segundo Thomas, prevê a legalização do comércio, a organização da cidade, aumento da arrecadação, melhorias na infraestrutura, investimento na divulgação do destino e também, atrair mais visitantes:
“O Pacto identificou problemas ocorridos durante o verão 2016/2017, por parte da Prefeitura, como recolhimento do lixo, legalização do comércio e segurança. Nós, empresários, iniciamos uma campanha através de folheto impresso conscientizando a população sobre os horários e regras no recolhimento do lixo e ainda, uma campanha de conscientização e compra de lixeiras padronizadas. Sobre a segurança pública, já estamos apoiando a Polícia Militar e a Guarda Municipal, além da implantação do monitoramento da cidade através de câmeras. Em conjunto com a Prefeitura, estamos propondo a retirada de vendedores e promotores em áreas públicas – passeios, restaurantes, comerciantes com base nos Códigos de Postura e Tributário. Essa foi a fase 1, o projeto prevê mais duas fases.”, disse Thomas.
Os próximos passos
A fase 2 do projeto, se refere ao Plano Estratégico pós verão. Ele consiste, por parte da Prefeitura, a promoção e divulgação da cidade – apoio ao projeto de feiras e eventos de acordo com o plano estratégico apresentado pelo Búzios Convention e entregue nas mãos do prefeito. Já os empresários, ficam com a responsabilidade da organização dos produtos turísticos, além do sol/praia e congressos, focando o turismo de casamento, eventos, religiosos, esportivo, de aventura e outros. Os empresários, unidos, vão orientar o comércio sobre a importância do Cadastur, ações de combate ao assédio comercial, legalização dos imóveis e atividades, como também a classificação hoteleira e a categorização do comércio.
Na legalização, o Pacto propõe também, que a Prefeitura promova ações itinerantes com a participação de várias Secretarias para agilizar o projeto de legalização. A fase 3 do projeto, denominado como Plano Estratégico Pré-Verão 2018 tem como foco, traçar novos objetivos com base no estudo de capacidade de carga – recolhimento do lixo, segurança, trânsito, ordenamento público e legalização. O empresário finalizou, dizendo que o Pacto – União das Entidades Empresariais de Búzios vai ser saudável ao turismo de Búzios, que é a sua principal fonte de economia.
O Ciclo de Palestras
O Ciclo de Palestra do SindSol teve como tema principal o turismo e meio ambiente. Palestraram, o presidente da Prolagos, Carlos Roma, que deu detalhes sobre a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Búzios e o Secretário de Turismo, o empresário Cesar Fernandes, que apresentou planos para a cidade reagir como destino turístico.