Pular para o conteúdo
Search

O que é a verdade? A possibilidade de se entender um momento, uma ideia, uma explicação, um contexto através de fatos. Ok, mas se o momento, a ideia, a explicação, o contexto não obedecer uma regra lógica, ou melhor, só obedecer as intenções de quem emite a mensagem, o que se torna a verdade?

O Mundo atual que se mostra cada vez menos manuseável, em que nossas convicções viram fórmulas para peças publicitárias, programas de TV ou spots de comunicação, para você acreditar que o você pensa ou faz é relevante. E aí, onde está a verdade? Aliás, pra que serve a verdade?

Entender as angústias, as frustrações e as incapacidades é a tarefa básica da psicologia que anexada a propaganda, se constitui no organismo de manipulação de mentes e corpos eficaz e producente com a ordem das coisas que querem implementar.

Na disputa pelo poder, político e imagético, direcionar a informação, a ponto que ela se torne hegemônica é chave para o controle. E a hegemonia tem menos a ver com fatos do que com outra coisa. Vale mesmo é quem dissemina a informação e como ela chega a nós. O legítimo não conta com a aferição de fontes, com verificação de dados, com o conhecimento, pelo menos, não mais.

Assim, angústias, frustrações e incapacidades são produtoras em potencial de preconceitos. Como assim? Quando nos sentimos desolados no Mundo, as coisas nas quais investimos tempo e dedicação não dão certo, demonstrando nossa impossibilidade momentânea de lidar com a situação, procuramos a culpa e na lógica da responsabilidade, culpamos o vizinho, o parente, o homossexual, o preto, a mulher, o estrangeiro, menos a nós. É tudo contra nós e a grande vitória é superar os obstáculos.

Pois bem, e aí vem uma sentença ligada a um desses obstáculos passíveis de superação. Essa sentença chega a nós por inúmeras plataformas, várias e várias vezes ao dia, a semana, ao mês. Opa, algo em que acreditar, pois ajudará na minha vitória. É real?

Não sei, mas se conecta a aquilo que preciso resolver pra voltar a crescer, voltar a ter credibilidade, voltar a ter relevância no Mundo. Mesmo que esse mundo seja excludente, com políticas públicas favorecedoras da acumulação de renda e destruição da natureza, o importante é superar os obstáculos, que são pessoas específicas que estão atrapalhando um ideal de ser humano, continuidade dos costumes e da espécie.

Aí a sentença é questionada e desmascarada. Caramba, e agora? Cria-se outra sentença em cima do desmascaramento e os inimigos continuam, firmes e fortes, prontos para serem derrotados, por você, cada sem condição de elencar a causa e perceber a consequência dos movimentos. Consistência, para quê?

O discurso é apenas a duplicidade do seu eu, cujas preferências nem são mais suas, e nem importa, porque no mundo factível, as reais transações são daqueles que decidem nosso destino. E nosso destino tem a ver, diretamente, com regulação de bens, serviços e leis. Pensa, o que te preocupa e o que você decide?

E aí volto a perguntar, o que é a verdade? Onde ela está? Para que ela serve? Entre saber curtir e saber chegar, qual mentira ou qual verdade é para se acreditar? No mundo sem contexto, mitos, os produtores das sentenças, são espantalhos com capacidade de erradicação do Mundo. Primeiro, tirando-lhe a percepção, depois tirando-lhe a vida. E nós como cúmplices…

*Fabio Emecê é professor da Rede Estadual de Ensino, Mc, Poeta e Ativista Antirracista

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

Rio das Ostras dá início à programação natalina do Sesc nesta sexta (22)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.