Pular para o conteúdo
Search

O mundo se despede do mestre budista Lama Gangchen

O Lama, que morreu de Covid-19, é o mestre da comunidade budista de Búzios que se reúne na Rua das Pedras

Gangchen, e Lama Michel/ Reprodução

Morreu aos 82 anos, de Covid-19 no dia 18 de abril, em Albagnano-Itália, o Lama Gangchen, mestre budista, nascido em Drakshu, uma pequena aldeia no Tibete ocidental em 1941, foi reconhecido ainda criança como a reencarnação de um lama curador e foi entronizado no Monastério de Gangchen Choepeling aos cinco anos de idade. Aos 12 anos, recebeu o grau de “Kachen”, que geralmente é conferido após 20 anos de estudo. Entre os 13 e os 18 anos, estudou medicina, astrologia, meditação e filosofia em duas das maiores universidades monásticas do Tibete

Em 1963, por causa da dominação chinesa do Tibet, foi para o exílio na Índia, onde continuou seus estudos. Em 1970, recebeu o título de Geshe Rigram da Universidade Monástica de Sera, situada no sul da Índia. Após sua graduação, dedicou seu tempo às comunidades tibetanas no Nepal e na Índia, onde curou e salvou a vida de muitas pessoas. Em Sikkim, foi nomeado médico particular da Família Real.

Em 1982, visitou a Europa pela primeira vez e, no mesmo ano, estabeleceu seu primeiro centro europeu e em 1988, abriu seu primeiro centro de dharma residencial fora da Ásia: O Centro de Dharma da Paz Shi De Tcho Tsog, em São Paulo, Brasil, e pouco depois, em 1989, o instituto Kunpen Lama Gangchen foi estabelecido em Milão, Itália.

Sua presença em Búzios

Lama Gangcheno passou a visitar Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nos anos 2000 recebido por um experiente grupo de moradores da cidade que eram iniciados nos estudos e na prática do budismo, consolidando a existência do Buddha Dharma Meditation Center, na Rua das Pedras, centro do balneário. Ali nasceu uma comunidade viva e bela que o tem como mestre, junto com o Lama Michel, nascido no Brasil, e a Lama Caroline, nascida na Inglaterra. A comunidade recebeu a notícia com tristeza pela perda física, mas confortados pela certeza de uma passagem sublime por essa vida e o sobre seu retorno em uma nova existência de luz para continuar a transmitir o ensinamento do Buda.

Lama Gangchen com Cris Paramita, sua discípula brasileira e líder budista em Búzios/ Arquivo pessoal

O Lama Michel Rinpoche, reconhecido como a reencarnação de um importante mestre tibetano aos 12 anos de idade, e um dos principais lideres da comunidade budista de Búzios, enviou uma carta a todos sobre a morte de Gangchen.

A Carta

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.