Pular para o conteúdo
Search

O mundo comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+ nesta segunda (28)

Reprodução/UOL
Comunidade revida as ações de LGBTQIA+fobia com arte, música e muita resistência.

Data representa resistência, celebração e reforça pautas importantes do movimento

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo) é comemorado nesta segunda-feira (28). A data não é apenas celebração, há também o objetivo de intensificar pautas e conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência a estes grupos. Em contrapartida, pessoas da comunidade revidam as ações de LGBTQIA+fobia com arte, música e muita resistência.

“Celebrar o mês de junho não é só sobre celebrar o orgulho, é celebrar o amor. É o direito de existir, é o direito de se localizar politicamente na sociedade, é celebrar o direito e responsabilidade quanto cidadão. É celebrar e exigir o respeito”, comenta Phee Mabel, artista, diretor musical e um dos integrantes do grupo “As Bee”.

Phee Mabel é artista, diretor musical e um dos integrantes do grupo “As Bee”

Phee Mabel nasceu em Búzios durante anos e, em 2019, se mudou para o Rio de Janeiro a convite da cantora Sandra de Sá para produzir e guiar seu grupo musical. Phee comenta que deixar a região que nasceu e frequentou foi necessário para o crescimento profissional.

“Me inserir nesse meio foi difícil, no contexto da Região dos Lagos em questão de público com ofertas de eventos e apresentações muito concorridas”, explica ele sobre o início da carreira.

Phee possui um corpo político sendo LGBT, negro e produtor de arte. Um artista com personalidade forte e que jamais perderia a essência do que é. Segundo ele, foi preciso trabalhar e estudar o dobro e ainda lidar com a frustração de ter que sair da cidade que nasceu para almejar o sonho.

“Foi difícil no meio do caminho uma bicha preta querer de cismar de cantar e se inserir no espaço da noite, no qual, existe muito conservadorismo. Búzios é uma cidade conservadora!”, relata Phee contando que seu trabalho era julgado de maneira deturpada.

A comunidade LGBTQIA+ luta diariamente para se inserir na sociedade. Este mês e este dia refletem nas lutas e a importância de abertura de portas para que as pessoas se sintam cada vez mais representadas.

“Hoje não submeto mais a estas situações. Quem tem um sonho de seguir por este caminho, ganhar espaço e comunicar arte siga o clichê de ‘não pare’, não desista, seja necessário nessa sociedade e nesse mundo. Cante, toque, pinte, produza, mas não desista. As dificuldades serão muitas, mas não pare”, incentivou Phee que encoraja outras pessoas da comunidade a não desistirem dos seus sonhos. Ele é referência para quem possui histórias iguais.

Ações em Cabo Frio

Apesar do contexto de pandemia, as ações pelo dia 28 não pararam. O movimento do Grupo Iguais de Cabo Frio realizou, na noite desse domingo (27), a pintura da faixa de pedestres com as cores da bandeira LGBTQIA+. Ao longo desta segunda, serão realizadas ações como estender um bandeirão e faixas na Ponte Feliciano Sodré, no Centro, e iluminações coloridas pela cidade.

O movimento do Grupo Iguais de Cabo Frio realizou, na noite desse domingo (27), a pintura da faixa de pedestres com as cores da bandeira LGBTQIA+.

Por que 28 de junho?

A data foi criada em recordação a Revolta de Stonewall, um protesto que aconteceu em 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos. Alguns funcionários do bar “Stonewall Innn” foram presos, além de drags e transexuais que estavam no local. Dentre essas pessoas estava Marsha P Johnson, ativista nas lutas da visibilidade transexual. Segundo a história, foi ela que iniciou o protesto naquela noite.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.