Pular para o conteúdo
Search

O mito não foi a cerimônia de diplomação.

Apesar do presidente eleito Jair Bolsonaro e o vice, general Hamilton Mourão, receberem o diploma que confirma o resultado da eleição deste ano e que permite a posse em 1º de janeiro de 2019, o mito não compareceu.

Há menos de um mês da posse, o governo Bolsonaro, que conta com o poderoso juiz Sérgio Moro a frente do Ministério da Justiça, sofreu um duro golpe com a mesma publicidade das investigações que ajudou a trazer apoio da Opinião Pública em favor da Operação Lava Jato que retirou o ex-presidente Lula da disputa. Acontece que a publicidade do relatório da COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que auxiliava as investigações contra deputados estaduais do Rio de Janeiro e servia como um braço fluminense da Operação LavaJato, fez com que o “feitiço se voltasse contra o feiticeiro” derrubando na opinião pública o mito do salvador da pátria, do caçador de corrupção, do terror da bandidagem.

Essa descoberta surge como uma bomba para o que havia de mais forte em sua campanha que era o discurso de que sua conduta ilibada e de que todos os problemas do Brasil estavam ligadas à questões ideológicas de esquerda. A repercussão midiatica de que o funcionário ex-motorista Fabrício Queiroz teria feito transferências muito mais altas do que as que seriam compatíveis com seu salário (que já era absurdamente alto) na conta da primeira dama, despertou a suspeita da clássico corrupção parlamentar: funcionários de gabinete que devolvem parte de seus salários ao chefe.

Se antes parte de seu eleitorado já estava com a pulga atrás da orelha com o escândalo do caixa 2 de fakenews, agora boa parte já tem certeza de que o herói Salvador da pátria é apenas um mito. Isso reforçado pelo desgaste com a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, o descontentamento de lideranças do meio evangélico com o veto do nome de Magno Malta para algum Ministério, somados às respostas inconsequentes de Bolsonaro, o desrespeito de Onyx (já apontado por escândalo envolvendo caixa 2) à jornalistas, o oportunismo do general Mourão ao exigir a origem do dinheiro e do próprio Sérgio Moro que fugiu da pergunta acerca da origem do dinheiro durante comitiva de imprensa.

A tentativa de associar o relatório do COAF a debates ideológicos na imprensa e culpar o PT não agradou boa parte de eleitorado e reforçou ainda mais a farsa do Mito. Diante dessa condições, nem fakenews ou frases de efeito serão capazes de reanimar a figura do mito, isso tudo em um governo que nem começou. Não sei porquê, mas já vi isso acontecer antes. Alguém se lembra das declarações bombásticas do motorista do ex-presidente Fernando Collor?

Clóvis é jornalista, estudante de direito, músico, e artista plástico nas horas vagas.”

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.