Pular para o conteúdo
Search

O maior partido afro do Brasil será oficialmente fundado em novembro e pretende disputar as eleições de 2024

O Afrobrasilidade 95 pretende ser o maior partido com foco na luta exclusiva contra o racismo no país
Representantes do núcleo carioca do Afrobasilidade 95

O partido em formação, Afrobrasilidade 95, com sua fundação oficial marcada para acontecer em um congresso nacional dia 12 de novembro, na cidade de Uberlândia (MG), pretende se tornar o maior partido afro-brasileiro do país. Já organizado em quase todos os estados brasileiros já conta com uma grande rede de mobilização para a etapa seguinte ao ato oficial, que é o recolhimento das assinaturas de apoio para o registro do partido no TSE.

A ideia é se tornar o grande guarda-chuva que abrigará as principais pautas do movimento negro nacional, como a bandeira contra o racismo estrutural e institucional; a igualdade de direitos em todos os setores da sociedade; ampliação do sistema de cotas com garantias materiais para os jovens se manterem nas universidades; a melhoria da qualidade da educação pública; o fortalecimento do SUS, em benefício da população, com prioridade para os mais pobres; a diminuição do desemprego, onde os negros são os mais afetados; entre outros objetivos.

O jornalista, João Santana, ao centro, é o coordenador do partido em formação no RJ e um dos principais articuladores nacionais da causa

O jornalista João Santana, que é o coordenador do partido Afrobarasilidade95 no Rio de Janeiro, tem trabalhado para o crescimento do partido no estado. Tem conversado com lideranças das mais variadas organizações do movimento negro, inclusive com líderes de outros partidos que também estão em formação e que defendem a mesma pauta do povo negro. Ele defende o entendimento dessas forças politicas com o objetivo de aproveitar o momento e criar uma instituição política forte que possa liderar essas bandeiras, inclusive no poder executivo e no parlamento.

“Nós acreditamos que as pautas que sempre defendemos, estão sendo colocadas em xeque pela atual onda conservadora que cresceu no país e no mundo nos últimos quatro anos. No governo federal, por exemplo, o grupo que está à frente da Fundação Palmares, uma instituição que foi criada para defender a nossa história e criar caminhos para a plena igualdade de direitos no país, renega a própria história do povo negro brasileiro. É nítido que o governo federal trabalha para o enfraquecimento da luta do povo preto e dos pobres, com redução de investimentos em setores como a cultura e as áreas de proteção social, e asfixia de forma cruel toda a educação pública brasileira. O Congresso Nacional por sua vez não discute projetos de interesse da população negra. No momento a pauta mais importante dos nobres parlamentares é a diminuição ou o fim do sistema de cotas raciais nas universidades”, comenta.

João acredita que após a fundação, o Afrobrasilidade95 deverá ter um crescimento natural em todo o país. Ele reforça que o partido já está organizado em quase todos os estados brasileiros e que conta com uma grande rede de mobilização para a etapa seguinte que será o recolhimento das assinaturas de apoio para o registro do partido no TSE. São necessárias 500 mil assinaturas, mas os membros do Afrobrasilidade 95 pretendem entregar 1 milhão de assinaturas de apoio.

“A percepção de todos que estamos à frente nos estados, é que existe uma grande expectativa de lideranças do movimento negro e de outros setores da sociedade, de sindicatos, do movimento popular e até de companheiros de outros partidos, que pretendem migrar para o Afro 95 assim que for oficializada a sua criação. Não é utopia pensar que podemos nos transformar na maior agremiação política em defesa do povo negro no Brasil. Vamos trabalhar para finalizar o registro do partido no TSE, com o tempo necessário para disputar as eleições municipais de 2024.”

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.