Search
Degradê com CSS
Publicidade

O futuro da ‘Casa sustentável’ em Búzios continua incerto

A casa sustentável foi construída pelo casal Esther e Diego, junto com alguns amigos. O "Domo" fica localizado na Rasa, em Búzios. Imagem: Karen Novais | Prensa de Babel
A casa sustentável foi construída pelo casal Esther e Diego, junto com alguns amigos. O "Domo" fica localizado na Rasa, em Búzios. Imagem: Karen Novais | Prensa de Babel
Publicidade

Os donos da casa “Domo” ainda vivem na angustia de não receber uma reposta formal sobre haverá ou não a demolição de sua moradia

O casal Esther e Diego ainda esperam por algo concreto que os tranquilize de que a casa sustentável onde vivem com sua filha ainda bebê, em Búzios, não será demolida. Segundo eles, após o dia 9 de fevereiro, depois de receber a visita do núcleo dos arquitetos da Prefeitura não houve mais nenhuma visita a casa.

Em 2017 o local recebeu um Mandato de Citação por obra irregular, não tendo licença para construção, e por ser fora do padrão urbanístico. O casal, donos e moradores do local, aguardam repostas do governo municipal e da justiça. Apesar de já ter sido dito pelo governo municipal que a casa não será demolida, eles anseiam por posicionamento oficial.

A casa sustentável é conhecida como “Domo” e fica localizada no bairro da Rasa. O local foi pensado e construído pelo casal, no terreno do pai de Diego que também mora no local, utilizando materiais recicláveis, que seriam destinados para o lixo, e possui uma arquitetura singular.

A família mora no “Domo” desde 2014. Imagem: Karen Novais | Prensa de Babel

Esther e Diego contaram a Prensa, sobre a possibilidade da classificar a casa como patrimônio cultural, segundo informações que eles receberam do secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano. Mas não aconteceu nenhum outro contato depois dessa conversa no “Domo”. O casal ainda afirma que “seria tudo bem classificar, mas queríamos saber quais as condições desse ‘contrato’ ”.

Eles vivem no local desde 2014. Após receber a informação que a decisão judicial foi a favor da demolição, o casal abriu uma petição online que em quatro dias conseguiu mais de duas mil assinaturas a favor da manutenção da Casa.

A Prensa entrou em contato com a prefeitura de Búzios, mas até o momento não obtivemos resposta.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Buchecha comanda show na inauguração de cinema em São Pedro

Filhas de Glória Maria se despedem da mãe ao lançar cinzas no mar de Búzios

Denúncia leva PATAMO de Búzios a apreender drogas no Cruzeiro da Rasa

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade